Profissionais do direito ministram ciclo de palestras a jornalistas da TV Fronteira visando cobertura das eleições municipais de 2024


Foram convidados o promotor de Justiça Eleitoral, Mário Coimbra, e o jornalista e doutor em direito constitucional, Sérgio Tibiriçá Amaral, em Presidente Prudente (SP). Sérgio Tibiriçá Amaral e Mário Coimbra foram convidados para ministrar ciclo de palestras, na TV Fronteira, nesta terça-feira (16)
Júlia Guimarães/g1
Um ciclo de palestras com profissionais da área do direito foi realizado na sede da TV Fronteira, na Vila Cláudia Glória, em Presidente Prudente (SP), no início da tarde desta terça-feira (16), visando a cobertura das eleições municipais de 2024 em todo o Oeste Paulista.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O momento reuniu jornalistas no auditório da emissora para discutir procedimentos especiais acerca da apuração e veiculação de notícias que devem ser adotados pelos profissionais até o fim do pleito, em 27 de outubro, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para o promotor de Justiça Eleitoral e um dos convidados para o evento, Mário Coimbra, a imprensa atua na manutenção democrática, uma vez que leva eleitores e candidatos a refletirem sobre seu papel nas eleições transparentes.
“A imprensa é um instrumento grandioso para que não só os eleitores mas também os pretensos candidatos, cujas convenções estão marcadas para iniciar agora, a partir de sábado, que é o dia 5 de agosto, se concentrem na necessidade de termos umas eleições limpas, umas eleições democráticas, em respeito ao ordenamento jurídico eleitoral”, pontuou.
Promotor de Justiça Eleitoral, Mário Coimbra, falou sobre atuação do Ministério Público na fiscalização das eleições municipais
Júlia Guimarães/g1
Ele ainda ressaltou o papel individual de cada jornalista, cujo intermédio com o Ministério Público Eleitoral é vital para a construção e promoção da democracia no cotidiano.
“O jornalista é essencial não só pelo o que ele pode falar, ele pode fazer, mas também é uma fonte importante para que a justiça eleitoral receba informações de alguns ilícitos praticados pelos candidatos”, observou o promotor.
Neste sentido, conforme o doutor em direito constitucional e jornalista Sérgio Tibiriçá Amaral, o trabalho da imprensa nas eleições é “fundamental para que tudo transcorra dentro da democracia; para que haja igualdade e paridade entre os candidatos”.
“A legislação é fundamental para que o processo eleitoral transcorra dentro de uma normalidade, e o conhecimento da legislação se faz necessário para que as pessoas possam escolher seus candidatos com tranquilidade e dentro das suas opções daquilo que é melhor para a sua cidade, tanto no legislativo quanto no executivo”, disse ao g1.
E salientou: “Foi necessário muitas mudanças na legislação por conta da internet, da Inteligência Artificial (IA), por conta desses novos veículos de comunicação que existem nos dias atuais, que levaram à justiça eleitoral a rever alguns conceitos e também criminalizar algumas condutas”.
Doutor em direito constitucional e jornalista, Sérgio Tibiriçá Amaral ressaltou o papel da imprensa na cobertura eleitoral
Júlia Guimarães/g1
VEJA TAMBÉM:
TV Fronteira apresenta calendário de cobertura jornalística das Eleições 2024 a representantes de partidos em Presidente Prudente
Planejamento
Dentre os eventos previstos ao longo do calendário eleitoral idealizado pela emissora, estão as entrevistas e os debates com candidatos, razões pelas quais o ciclo de palestras desta terça-feira foi proposto, uma vez que estabelece uma aproximação dos jornalistas com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público, segundo o gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira, Luís Augusto Pires Batista.
“A gente convidou os doutores Sérgio Tibiriçá e Mário Coimbra para falar desse momento, para falar dos cuidados que nós, como jornalistas, devemos ter nessa cobertura, e falar também do que pode ser feito, o que não pode ser feito, como a gente evitar, por exemplo, as famosas fake news”, argumentou o jornalista.
Sérgio Tibiriçá Amaral e Mário Coimbra foram convidados para ministrar ciclo de palestras, na TV Fronteira, nesta terça-feira (16)
Júlia Guimarães/g1
Diante disso, foram apresentados métodos que devem ser adotados pelos profissionais frente a mudanças e atualizações na legislação eleitoral.
“Nós, inclusive, deveremos ter uma parceria com o g1, para a gente estar sempre procurando esclarecer as informações verdadeiras para a população escolher os melhores candidatos, esse é o nosso papel”, concluiu.
Essa é a segunda ação realizada pela TV Fronteira durante a preparação dos jornalistas para a cobertura eleitoral deste ano. Em junho, representantes de 15 partidos políticos que atuam em Presidente Prudente foram convidados pela emissora para se inteirar sobre o planejamento jornalístico nas Eleições 2024.
“Nesta segunda etapa, estamos tirando dúvidas e preparando a nossa equipe de jornalistas da TV Fronteira, do Portal g1, da Rádio CBN, todo mundo que vai participar dessa cobertura eleitoral, sobre as mudanças na eleição, o que a gente deve ficar atento, o que a gente deve se preocupar, porque o nosso objetivo é levar uma cobertura equilibrada, eficiente e com transparência para todo mundo que está em casa”, constatou a chefe de redação da emissora, jornalista Vivian Padovan.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.