Avenida Rondon Pacheco já registrou outros alagamentos com riscos para pedestres e motoristas em 2024


Chuvas em setembro, outubro e novembro causaram estragos na principal avenida de Uberlândia. No domingo (24), influenciadora Jhei Soares morreu após ser arrastada por enxurrada; essa foi a primeira morte em Minas Gerais em decorrência do período chuvoso. Situação da Rondon Pacheco após chuva forte no dia 30 de outubro de 2024
Divulgação
Além da enxurrada que matou a influenciadora Jhei Soares no domingo (24), a Avenida Rondon Pacheco, em Uberlândia, já teve outros alagamentos com riscos para pedestres e motoristas em 2024
Chuvas nos meses de setembro, outubro e novembro tiveram registros entre 30 mm a 50 mm, segundo a Defesa Civil.
ENTENDA: Por que medimos as chuvas em milímetros e não em mililitros?
Setembro
Avenida Rondon Pacheco ficou alagada durante tempestade em Uberlândia
Em 28 de setembro, uma tempestade de granizo acompanhada por um vendaval deixou um rastro de destruição na cidade. Na ocasião, além de interrupção de energia elétrica em vários bairros e parte de um ginásio no Praia Clube ter desabado, houve alagamentos na Rondon Pacheco.
O dia começou quente na cidade, com termômetros na casa dos 38 °C por volta das 12h30. Às 14h28, a Defesa Civil emitiu um alerta de tempestade com raios e rajadas de vento ocasionais para as horas seguintes.
Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os ventos chegaram a 60 km/h e mais de 600 descargas atmosféricas foram registradas.
Ninguém ficou ferido na ocasião, mas pedestres e carros ficaram ilhados e, devido aos impactos, o trânsito na Rondon Pacheco ficou comprometido em parte da tarde e no início da noite.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Avenida Rondon Pacheco fica alagada durante tempestade em Uberlândia
Outubro
Rondon Pacheco vira ‘rio’
Reprodução/Arquivo Pessoal
Em 30 de outubro, a Rondon Pacheco virou “rio” durante uma chuva. Pedestres e veículos que passavam pelo local ficaram ilhados. A enxurrada inundou a avenida em poucos minutos.
Em imagens registradas por moradores é possível ver que um carro usou do canteiro central para fugir do alagamento.
Avenida Rondon Pacheco vira ‘rio’ durante chuva em Uberlândia
A chuva começou por volta das 14h45 e durou menos de duas horas. De acordo com a Defesa Civil, o Setor Leste foi onde mais choveu, atingindo a marca de 31,2 milímetros. Na mesma região os ventos foram de 24,29 km/h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, diversos pedestres e motoristas ficaram ilhados na avenida devido aos danos provocados pela chuva. O motorista de um carro arrastado pela enxurrada foi resgatado pela Defesa Civil.
Momento em que motorista é salvo pela Defesa Civil durante chuva forte na Avenida Rondon Pacheco no dia 30/10/2024
Divulgação
Novembro
Já em novembro, na madrugada do domingo (24), ocorreu a primeira morte no estado em decorrência do período chuvoso, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Jhei Soares, de 28 anos, era influenciadora e tinha mais de 60 mil seguidores nas redes sociais. Ela estava com o marido na Avenida Rondon Pacheco quando o carro deles começou a alagar.
O vídeo abaixo mostra a cena, gravada por uma mulher que estava em um restaurante na via e pede desesperadamente por ajuda.
Câmeras de monitoramento mostram casal sendo arrastado pela enxurrada em Uberlândia
Jhei foi arrastada por cerca de 300 metros e chegou a ser reanimada pelo marido e pelo Corpo de Bombeiros, mas acabou morrendo. Segundo o Instituto Médico Legal (IML), ela faleceu por afogamento e politraumatismo.
A Prefeitura informou que em um período menor do que 30 minutos, foram registrados quase 50 milímetros de precipitação concentrada somente na Avenida Rondon Pacheco, “o que classifica a situação como um temporal violento, com base nos dados coletados pelo sistema de estações meteorológicas da Defesa Civil do Município”.
Conforme dados do setor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os maiores índices de precipitação foram nos setores Norte e Leste, com acumulados máximos de 52mm e 50,3mm respectivamente, entre às 00h e 2h. Os menores índices foram no setor Oeste, 2,2 mm.
Quem era a influenciadora que morreu afogada após ser levada por enxurrada em Uberlândia
Familiares e amigos de Jhei Soares se despedem da influenciadora em Uberlândia
Orientações
A Defesa Civil de Uberlândia orienta que, em eventos intensos e intempestivos, os cidadãos não façam tentativas de remoção de veículos das vias, enfrentando a força da água durante o curso de enxurradas e alagamentos.
Além disso, orienta que aqueles que presenciem situações de risco em ocasiões como esta acionem imediatamente a Defesa Civil pelo 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.