Já quebrou seu joystick jogando? Game das Olimpíadas fazia isso nos anos 1980


‘Decathlon’, do Atari 2600, tinha estilo de jogo que exigia movimentos muito rápidos para vencer, o que fazia quebrar o controle. Olímpiadas de Paris têm game gratuito para PC e celulares Android e iOS. Joystick do videogame Atari 2600, que quebrava com frequência ao se jogar o game ‘Decathlon’
Divulgação/Atari e Reprodução
O espírito olímpico que embala tantos atletas é transportado aos games há mais de 40 anos. Muitas empresas lançaram títulos oficiais ou inspirados nas Olimpíadas, trazendo as modalidades esportivas, e toda a rivalidade e superação, aos videogames e computadores. Um game, contudo, levou a disputa ao limite, fazendo com que os jogadores, na busca por um novo recorde, quebrassem o joystick: “Decathlon”, do console Atari 2600.
O game da Actvision, lançado em 1983, apresentava diversas as modalidades do decatlo, modalidade que está nas Olimpíadas de Paris, como salto em distância, arremesso de disco e os 100, 400 e 1.500 metros rasos. E era nas modalidades de corrida que os jogadores exigiam tanto dos controles que muitos se quebravam no meio da disputa.
No Atari 2600, o joystick consistia de um botão para as ações e um bastão para a movimentação. Nas modalidades de corrida, “Decathlon” tinha uma barra que precisava ficar cheia para que o atleta representado na tela corresse mais rápido. Para isso, o bastão do joystick precisava ser movimentado de um lado ao outro no máximo de velocidade possível.
LEIA TAMBÉM:
Olimpíadas de Paris: quanto ganha um medalhista — e como os jogos ajudam o bolso dos atletas
Camas ‘antissexo’ testadas e aprovadas em Paris: atletas olímpicos criam trend após polêmica
A vontade de vencer transformava a necessidade por velocidade em força. O controle era sacudido e agitado à exaustão, o que frequentemente quebrava o bastão e inutilizava o joystick.
Outras modalidades, como o salto em distância e o salto com vara, por exemplo, não ajudavam muito em manter a vida útil dos joysticks do Atari 2600. Nestas duas modalidades, era necessário realizar a mesma movimentação da corrida para o personagem avançar com velocidade e pressionar o botão no momento certo para realizar o salto.
Confira as modalidades presentes em “Decathlon”:
100 metros rasos
Salto em distância
Arremesso de peso
110 metros com barreiras
Lançamento de disco
Lançamento de dardos
400 metros rasos
Salto com Vara
Salto em altura
1.500 metros rasos
Relembre como era o game “Decathlon” abaixo:
🧐Curiosidade: atualmente, quando conseguimos realizar um grande feito nos games do Xbox ou do PlayStation, somos “premiados” com Conquistas e Troféus. Na década de 1980, não existia nada disso, mas a Activision criou uma competição inusitada. Quem conseguisse alcançar uma certa quantidade de pontos em “Decathlon” poderia mandar uma foto para a empresa e receber um emblema comemorativo feito de tecido (um patch). Segundo as regras da empresa, era necessário marcar 8,6 mil pontos para um emblema de bronze; 9 mil para um emblema de prata e 10 mil para um de ouro.
Alguns jogadores criaram métodos para conseguir vencer em “Decathlon”. O mais comum era remover o bastão do joystick e colocar pedaços de plástico para, desse modo, usar os dedos mover o sensor e fazer o game entender o comando. Com isso, os jogadores começaram a obter resultados melhores no game.
Inspiração para o futuro
O estilo de comandos usados no joystick em “Decathlon” foi usado ou inspirou o estilo de jogo de diversos games baseados no atletismo e nos Jogos Olímpicos, sendo um dos mais recentes “Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020”. Modalidades como corrida e natação, por exemplo, exigem um pressionar frenético de botões para que os atletas aumentem sua velocidade na prova.
Na era do videogame Wii, da Nintendo, jogos baseados nas Olimpíadas abusavam dos controles sensíveis a movimento, que era a grande febre da época. Assim, quem quisesse se divertir nas modalidades, precisava se levantar do sofá e sacudir os controles. No game do encanador e do ouriço azul das Olimpíadas de Tóquio, lançado para Nintendo Switch, também se jogava usando os controles sensíveis a movimentos.
Mario & Sonic em seu game dos Jogos Olímpicos
Divulgação/Nintendo
Foi o espírito olímpico que uniu em 2008 Mario e Sonic, os eternos rivais dos videogames, em um título próprio. Os games com a dupla foram lançados nos últimos quatro Jogos Olímpicos (Pequim, Londres, Rio e Tóquio). Este ano, contudo, não foi anunciada uma versão sobre o game de Paris 2024.
Quer jogar game das Olimpíadas Paris 2024?
Mesmo Mario e Sonic não aparecendo para competir este ano, há um game baseado nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Ele se chama “Olympics Go! Paris 2024” e está disponível de graça para PC e celulares Android e iOS.
O game apresenta uma das modalidades novas desta edição dos Jogos como o break dance. Há também esgrima, natação, remo, tiro ao alvo, ciclismo e golfe em um total de 12 minijogos.
Game ‘Olympics GO! Paris 2024’ está disponível gratuitamente.
Divulgação/nWay, Inc
Veja também:
‘Star Wars Outlaws’ deixa Força de lado em game com submundo vivo e atraente; g1 jogou
Assista ao trailer de ‘Star Wars Outlaws’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.