Colégio Santa Catarina celebra 1º lugar no Enem 2023 em Juiz de Fora

Pela 11ª vez, a instituição de ensino, referência na região, ocupa o topo da classificação do Enem em Juiz de Fora. Além disso, está entre as 50 primeiras no ranking nacional O Colégio Santa Catarina, de Juiz de Fora (MG), conquistou o primeiro lugar na cidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, no ranking nacional do Enem, considerando as escolas com mais de 100 alunos, a instituição ficou entre as 50 melhores, ocupando a 47ª posição no país. “Essa é a 11ª vez que nosso Colégio fica em primeiro lugar no Enem, e cada uma dessas conquistas é única, tendo em vista as constantes transformações na Educação. Consideramos o Enem um dos termômetros para mostrar nossa capacidade de lidar com essas transformações em benefício de nossos alunos”, afirma o coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina, Edson Munck Jr.
Com mais de 2 mil alunos e 115 anos de história, o Colégio Santa Catarina é reconhecido como referência em Juiz de Fora e região. Além do Enem, a instituição se destaca pelo desempenho de seus alunos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), que constitui uma das formas de ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao longo do Ensino Médio, os alunos também são preparados para essas duas provas específicas, Enem e PISM, que apresentam demandas totalmente diferentes, por meio de imersões das disciplinas nos conteúdos de cada uma e simulados. A formação proposta na instituição possibilita, ainda, o sucesso em outros processos seletivos Brasil a fora.
Muito além do vestibular
Entre os pilares desse desempenho singular no Enem e no PISM, está uma equipe competente de educadores, apoiada pela instituição, voltada a desenvolver nos estudantes o prazer pelo aprendizado. “Ao ocuparmos esse lugar, motivamos que nossos alunos estudantes estejam constantemente em busca de conhecimento e do desenvolvimento enquanto indivíduo, valores importantes para toda a vida”, diz Munck. Para cumprir com essa proposta de educação, que vai muito além do vestibular, uma vez que enxerga o ser humano de modo integral, em todas suas potencialidades, é preciso contar com um corpo docente preparado.
Por essa razão, os professores contam com um processo contínuo de formações que proporciona acesso e discussão sobre novas metodologias de ensino e temas que se aplicam à evolução da educação e às necessidades de formação dos estudantes. São professores que, além de acompanhar o aluno em sua trajetória do conhecimento, sabem que eles precisam estar inseridos no contexto atual das tecnologias e das diversas possibilidades de interação com o mundo.
“Comunidade de aprendentes”
Os resultados dos alunos do Colégio Santa Catarina, sejam em provas como o Enem e o PISM ou nas olimpíadas de conhecimento de que participam, além da parceria sólida com os professores, mostram o engajamento dos estudantes no projeto de educação da escola, fator fundamental para os resultados. “Em síntese, todos nós no Colégio Santa Catarina – alunos, famílias, professores e demais membros da instituição – formamos uma comunidade de aprendentes”, conclui Munck.
O ranking do Enem
Os resultados do Enem 2023 utilizados fazem parte da pesquisa ”Análise da Evolução e Disparidades nas Notas do Enem”, realizada por Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, e podem ser consultados no site da AIO Educação.
Os dados foram obtidos mediante ingresso autorizado na Sala Segura do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo Enem, em maio de 2024. Nesse levantamento, foram consideradas escolas de grande porte, com mais de 100 estudantes, inscritas no exame com apenas um CNPJ.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.