Espetáculo teatral aborda sexualidade de pessoas com deficiências: ‘Não é um defeito’


Espetáculo foi apresentado no Festival Internacional de Teatro (FIT) de São José do Rio Preto (SP). Festival Internacional de Teatro agita visitantes da região de Rio Preto
“Meu Corpo Está Aqui”. Esse é o nome de um espetáculo apresentado no Festival Internacional de Teatro (FIT) em São José do Rio Preto (SP), no sábado (20), que aborda a sexualidade de Pessoas com Deficiência (PCD) livre de tabus e preconceitos.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Durante a peça inédita, baseada nas experiências dos atores e atrizes, todos em cena falam abertamente sobre seus relacionamentos, suas experiências sexuais vividas, seus corpos e seus desejos.
Os desafios e as barreiras enfrentadas na vida real são representados de forma leve e descontruída.
Espetáculo do FIT Rio Preto discute sobre a sexualidade dos PCD
Reprodução/TV TEM
A peça conta com um ator com deficiência auditiva não oralizado, uma atriz que teve a perna amputada, outra com nanismo, um ator com paralisia cerebral e um intérprete de Libras.
Em uma linguagem com muito humor, musicalidade e, ao mesmo tempo, com um tom crítico, os atores trazem uma reflexão sobre a sexualidade dentro do universo no qual a sociedade criou um conceito de que pessoas com deficiência não podem viver experiências únicas, variadas e especiais com seus parceiros.
Espetáculo ‘Meu corpo está aqui’ foi apresentado no FIT 2024 em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Com o recorte real e um retrato intimista, a apresentação simboliza a quebra de paradigmas dentro e fora da realidade das pessoas com deficiência.
A peça é encenada pelos atores da companhia carioca Fábrica de Eventos. Vencedora do prêmio da Associação de Produtores de Teatro (APTR), ela propõe a visibilidade, o direito e a reflexão em torno da temática.
A diretora da peça, Clara Kutner, contou à TV TEM que o tema é muito importante para combater o preconceito que as pessoas ainda têm.
“A pauta de deficiência tem ganhado força nos últimos tempos. O espetáculo puxa a ideia de que os corpos são livres e diferentes e que a deficiência não é um defeito e, sim, uma característica”, explica.
Espetáculo ‘Meu corpo está aqui’ fala sobre a sexualidade das Pessoas com Deficiência (PCD)
Reprodução/TV TEM
Pedro Fernandes, um dos atores da peça, tem paralisia cerebral e reforça que a pessoa com deficiência pode estar onde ela quiser estar:
“A gente traz essa ideia com a peça, junto com o intuito de representatividade e pedagógico para que o público saia daqui pensando realmente nas reflexões que são trazidas no palco”, diz.
Pedro Fernandes, um dos atores que participa do espetáculo ‘Meu corpo está aqui’, apresentado no FIT de Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
A peça vem como inspiração para as pessoas portadoras de algum tipo de limitação ou deficiência. Revelando que, para o amor, não existem barreiras.
É um incentivo para que possam se permitir viver de uma forma simples e naturalizada, com a mensagem de que elas não precisam desfrutar de suas histórias em silêncio.
Festival Internacional de Teatro (FIT)
O Festival Internacional de Teatro (FIT) completa 55 anos em 2024. Criado em 1969 pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto com o nome de Festival Nacional de Teatro, em 2021 expandiu as fronteiras e passou a receber o elenco de peças internacionais.
Anualmente o festival leva às ruas, aos diferentes palcos, aos teatros e aos espaços alternativos a possibilidade de diálogo dentro do universo das artes cênicas.
O FIT caracteriza-se por ter uma programação de valor artístico e de reflexão crítica. Com apresentações gratuitas e a preços acessíveis, os espetáculos e atividades formativas são voltados à democratização dos serviços culturais.
Diante de um cenário de poucos recursos e investimentos, o conceito de legitimidade do FIT é resultado de esforços e lutas vencidas por centenas de artistas ao longo desses 55 anos.
Parte do público que acompanhou o espetáculo de abertura das 55ª edição do Festival Internacional de Teatro (FIT) em Rio Preto (SP)
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.