Conselho Distrital de Fernando de Noronha cobra do governo ações de combate ao tráfico de drogas


Presidente do órgão, Ailton Júnior, enfatizou a necessidade de combate às drogas. Conselho divulgou nota que pede ação contra crimes
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Conselho Distrital de Fernando de Noronha interrompeu o recesso de julho para emitir uma nota em repúdio “aos fatos criminosos ocorridos na ilha nos últimos dias”. O presidente órgão, Ailton Araújo Júnior, enfatizou a necessidade urgente do combate ao tráfico de drogas na ilha.
“Tivemos acesso a imagens de uma briga com faca entre três rapazes da ilha. No outro caso, também recebemos um vídeo em que um homem agride uma pessoa com um capacete. Ainda teve o caso de um barco que sofreu um incêndio criminoso”, informou Ailton Júnior.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
O presidente declarou que esses casos não eram registrados em Fernando de Noronha e indicou os possíveis motivos dos conflitos.
“A situação está insustentável, isso é horrível para o destino Noronha. É uma briga por território para o tráfico de drogas, só pode ser isso”, disse Ailton Júnior.
O documento emitido pelo Conselho Distrital se solidarizou com as vítimas de violência e cobrou providências da Administração de Noronha, da Polícia Militar e da Polícia Civil.
O representante do Conselho Distrital alegou que a violência prejudica a comunidade local e o turismo.
“Ninguém vai procurar um destino que não tem segurança. Além do meio ambiente, a segurança é um motivo que atrai os visitantes”, avaliou Ailton Júnior.
LEIA TAMBÉM
Cocaína, haxixe e maconha: PM apreende quase 1 Kg de drogas em Fernando de Noronha
Morador de Fernando de Noronha é preso em operação para combater tráfico de drogas; VÍDEO
Homem é preso ao desembarcar no aeroporto de Fernando de Noronha com cocaína e skunk
Ailton Araújo Júnior disse que uma portaria publicada no ano passado determina a criação de uma comissão de combate às drogas na ilha, mas que até agora não foi realizada nenhuma reunião para debater o problema.
Resposta da Administração da Ilha
O g1 entrou em contato com a Administração da Ilha para avaliar o posicionamento do Conselho Distrital. O governo local respondeu por meio de nota que foi instituído o Comitê de Proteção Social do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, em outubro de 2023, que tem os seguintes objetivos:
Assegurar intervenções ao combate às drogas;
Criar estratégias para a população distrital, nas dimensões sociais, culturais e econômica, encontrasse em seus trâmites de pleno funcionamento.
O governo local informou que a primeira reunião do comitê aconteceu no dia 23 de janeiro de 2024. “Foi dialogado acerca de dificuldades da ilha referente ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e foi realizado direcionamento e solicitação para nova reunião que acontecerá bimestralmente”, detalhou a nota.
Segundo Administração da Ilha, a segunda reunião do comitê aconteceu no dia 19 de março, com a participação de mais 16 representantes de diversas instituições, entre elas:
Polícia Militar;
Centro de Referência de Assistência Social;
Ministério Público de Pernambuco (MPPE);
Conselho Tutelar.
No dia 05 de junho, aconteceu a terceira reunião do comitê, com a participação 15 representantes de diversas instituições. O governo local informou que o Conselho Distrital foi convidado, mas não enviou representante para nenhuma das reuniões.
O g1 também entrou em contato com a Polícia Militar e com a Polícia Civil para comentar o posicionamento do Conselho Distrital, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.