Chuvas estão 85% abaixo do esperado para o mês de julho em Belém


Considerada a capital mais chuvosa do Brasil, Belém passa o mês de julho mais ‘seco’ que o esperado, segundo Secretaria de Meio Ambiente. São 18 dias sem registro de chuvas pela estação meteorológica no Curió-Utinga
Reprodução/TV Liberal
Após mais de duas semanas sem chuva e intenso calor, choveu em Belém nesta quarta-feira (24), segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Mas muitos moradores não viram uma gota, pois a chuva foi em áreas isoladas. Quem mora nas áreas urbanas continua a enfrentar uma forte sensação de calor e o sol característico do período chamado de verão amazônico.
Ao longo de 24 dias, choveu apenas 15% do que era esperado para a Região Metropolitana, aponta a Semas, que destaca Belém como uma das capitais mais chuvosas do Brasil.
Entre os fatores que contribuem para isto está um bloqueio atmosférico e a transição dos fenômenos El Niño para o La Ninã, que impactam na formação de chuvas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Julho de 2024 está sendo considerado mais seco que o habitual pelo governo estadual, tendo sido dias sem registro de chuva pela estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada na estrada da Ceasa, no bairro do Curió-Utinga, considerada a principal estação de Belém.
Em 2023, a Região Metropolitana de Belém registrou, no máximo, 10 dias sem chuvas durante o mês de julho. Em 2024, até o dia 23 de julho, o acumulado de chuvas foi de apenas 15% do esperado para o mês corrente.
Apesar disto, a Semas não considera o período como seca ou estiagem. Isto ocorre a partir de longos períodos, mínimo de 3 meses, com comprometimento de serviços básicos como a navegação nos rios. Quesitonada pelo g1, a secretaria também não informou uma série histórica do volume de chuvas de anos anteriores a 2023.
Por isto, a secretaria destaca a importância de analisar o clima nos próximos meses.
É comum que no período menos chuvoso a cidade de Belém fique dias seguidos sem chuva e com altas temperaturas, mesmo se tratando da capital mais chuvosa do Brasil. No entanto, o monitoramento mostra que esses períodos têm ficado mais longos, com mais dias sem chuva. É necessário aguardar os meses de agosto, setembro e outubro para confirmarmos essas observações.
Os dias têm sido de céu limpo e máximas de 34°C na capital paraense.
Thais Rezende G1
Enquanto na Região Metropolitana de Belém são 18 dias sem chuva, em cidades do sudeste paraense – como Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia e Redenção – são quase 70 dias sem registro de chuvas.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.