Governo chama embaixador na Argentina para consultas em Brasília sobre gestão Milei

O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) convocou o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, para consultas. Ele está em Brasília e teve uma reunião com o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores.
No mundo da diplomacia, chamar um embaixador para consultas significa que algo não está funcionando bem na interlocução com o outro país.
O objetivo da visita, segundo fontes do Itamaraty, é “discutir a conjuntura e como tocar a relação” com o governo Javier Milei. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Milei, representantes de diferentes campos ideólogicos e políticos, têm uma relação pouco amistosa, apesar de Brasil e Argentina terem um no outro os principais parceiros no continente.
Milei, desde que ganhou a eleição, em novembro de 2023, nunca se reuniu com Lula. Ele esteve no Brasil há 10 dias, mas foi para participar de uma convenção de políticos conservadores, rivais do presidente brasileiro.
A reunião do embaixador com Mauro Vieira ocorreu pela manhã. Bitelli deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda não há confirmação de quando isso acontecerá. Ele deve ficar alguns dias no Brasil.
Bitelli foi protagonista da aproximação entre Mauro Vieira e Diana Mondino, a ministra das relações exteriores da Argentina. Ele tem amplo acesso em Buenos Aires e, por isso, foi chamado para consultas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.