Vídeo: Veja o que diz o prefeito de Rio do Sul sobre operação realizada pelo GAECO na manhã desta sexta-feira

Após a realização de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, o GAECO, em conjunto com a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, na manhã desta sexta-feira (22), devido a suspeitas de corrupção e fraudes em contratos públicos, o prefeito da cidade, José Thomé, publicou nas suas redes sociais um vídeo falando sobre a situação.

De acordo com Thomé, todas as informações foram rapidamente encontradas pelos profissionais, já que estas também estão disponíveis nos Portais da Transparência da cidade. Além disso, o prefeito afirma que “a nossa administração e os servidores vão respeitar e fornecer todas as informações que forem necessárias”.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Sobre a operação

Durante a operação, 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em várias cidades: Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A investigação está focada em crimes graves, como formação de organização criminosa, fraude em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos, e corrupção — tanto ativa quanto passiva.

Segundo o GAECO, a investigação revelou indícios de um esquema sofisticado envolvendo funcionários públicos e empresários. A ideia era fraudar licitações e contratos públicos, especialmente relacionados a serviços da Secretaria de Saúde de Rio do Sul. Entre os contratos sob suspeita, estão aqueles para a realização de exames médicos e para reparos em unidades de saúde afetadas pelas enchentes de 2023.

Durante a operação, foram feitas buscas na Prefeitura de Rio do Sul, na Secretaria de Saúde e também nas sedes de empresas suspeitas de envolvimento no esquema, além das residências dos investigados.

A operação ganhou o nome de “Verus Dominus”, que em latim significa “verdadeiro dono”. O nome faz referência a um dos principais investigados, que teria usado empresas em nome de terceiros — conhecidos como “laranjas” — para esconder sua verdadeira identidade e facilitar contratos fraudulentos com a Secretaria de Saúde.

Veja o vídeo:

Leia mais

Polícia Civil de Blumenau desmonta esquema de “disque-entrega” de drogas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

Carro com placa de Blumenau pega fogo e mobiliza bombeiros na BR-470, em Indaial

O post Vídeo: Veja o que diz o prefeito de Rio do Sul sobre operação realizada pelo GAECO na manhã desta sexta-feira apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.