Tecnologia da Ginegar melhora qualidade e produção do morango no Brasil


De 2011 a 2021, a área cultivada no mundo aumentou 20%, enquanto a produção cresceu 44%, segundo a FAO/ONU
Crédito: Divulgação
As soluções em plasticultura oferecidas pela Ginegar estão impulsionando a produtividade das lavouras e a qualidade dos frutos, e ajudaram a posicionar o Brasil como o oitavo maior produtor global de morango.
O uso de mulch e coberturas de túneis embossados – modalidade que diferencia os produtos da Ginegar de outros similares no mercado – possibilita um controle mais preciso da entrada de luz natural e a manutenção de um microclima ideal para o cultivo do fruto. Caroline Figueiredo, coordenadora técnica da Ginegar Brasil, explica que
“o manejo do microclima no cultivo do morango evita o surgimento de doenças fúngicas desencadeadas pelo molhamento das folhas e frutos, além de reduzir a queima de tecidos causada pelo excesso de luz solar direta. Nossos sistemas permitem abertura e fechamento, facilitando o manejo climático ao redor das plantas.”
Hoje, o morango brasileiro é cultivado principalmente em duas condições: em estufas ou túneis altos, com canteiros suspensos e uso de substratos, e no cultivo tradicional no solo, incrementado pelo uso de filmes de cobertura tipo mulch e minitúnel. Em ambos os contextos, os materiais embossados se destacam por serem coextrusadas em cinco camadas, oferecendo maior resistência contra raios ultravioletas, e elasticidade e durabilidade superiores.

Crédito: Divulgação
“A aplicação desses materiais não só aumenta a produtividade, como ajuda os produtores a superar desafios fitossanitários, econômicos e, especialmente, ambientais ao reduzir a necessidade de agroquímicos”, complementa Figueiredo.
Tecnologia e produtos – A linha de mulch da Ginegar está disponível na versão embossada nas cores branco e preto, e prata e preto, cada tipo adaptado às condições ambientais específicas encontradas no Brasil. O mulch branco e preto reflete mais radiação fotossinteticamente ativa (PAR), sendo mais indicado para regiões quentes por reduzir a temperatura do solo e refletir luz difusa. Já o mulch prata e preto reflete menos radiação PAR e mais radiação ultravioleta (UV), ajudando a controlar insetos pragas.
Já os filmes para cobertura de minitúneis estão disponíveis nas versões leitoso ou difusor. As diferentes porcentagens de sombreamento permitem a adaptação do produto às características de cada região: produtores em áreas quentes e com excesso de radiação podem optar pelos filmes leitosos, enquanto aqueles na região sul do país podem escolher o difusor.

Crédito: Divulgação
Devido às suas características e longevidade, o mulch da Ginegar é o mais indicado para o cultivo de mudas importadas de morango (produtivas por 24 meses ou mais), pois, sua alta qualidade permite que o filme plástico acompanhe todo ciclo da cultura, sem que haja necessidade de retrabalhos com retirada e novas aplicações de mulch após a cultura já instalada.
A Ginegar é uma empresa líder em soluções agrícolas, com tecnologias e produtos destinados à produção de alimentos em ambientes fechados e abertos. A empresa de origem israelense foi criada em 1970, chegou ao Brasil há 25 anos e atua em mais de 80 países.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.