Edifício Andrea: quartel dos bombeiros onde ficava prédio que desabou entra na fase de conclusão, em Fortaleza


O prédio desabou em outubro de 2019, e o resgate ficou marcado por um intenso trabalho do Corpo de Bombeiros do Ceará. Nove pessoas foram mortas soterradas, enquanto sete foram resgatadas com vida. Novo quartel dos bombeiros em Fortaleza está sendo construído no local onde desabou o edifício Andrea, quando nove pessoas morreram soterradas.
Thiago Gaspar/Governo do Ceará
A obra do novo quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, está com 98% dos serviços finalizados, conforme medição da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O quartel está sendo construído onde ficava o Edifício Andrea, que desabou em outubro de 2019. O governador Elmano de Freitas visitou o local nesta segunda-feira (22).
O desabamento do Edifício Andrea, prédio residencial de sete andares, deixou nove pessoas mortas. Durante o período de salvamento, que durou 103 horas, sete pessoas foram resgatadas com vida pelos bombeiros. Relembre mais detalhes do caso.
LEIA TAMBÉM:
Justiça absolve pedreiro pelo desabamento de prédio que matou 9 pessoas em Fortaleza
Vídeo mostra o ‘antes e depois’ da queda do Edifício Andrea em Fortaleza
Ao todo, 350 profissionais da Segurança Pública atuaram nas ações que resultaram no resgate das sete pessoas com vida. Para o novo quartel, o investimento foi de mais de R$ 3 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.
“Tivemos o trabalho heroico do Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio de centenas de voluntários que vieram até aqui. Tomou-se a decisão de fazer nesse local uma Companhia de Bombeiros especializada no combate a incêndios. Esta decisão será muito importante para toda a região”, disse o governador do Ceará, durante a visita.
Imagem do terreno do Edifício Andrea, dois anos após o desabamento.
Nilton Alves/SVM
O quartel 15 de Outubro (2ª Companhia dos Bombeiros Militar do Ceará) vai reforçar e dar mais agilidade ao trabalho das equipes nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e localidades adjacentes.
Segundo o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, a localização é fundamental para o trabalho de prevenção e combate a incêndios na região.
“Vamos chegar com mais rapidez e os bombeiros vão trabalhar com mais eficiência. Não teremos barulho intenso de viaturas e sirene, que será mais compacta. Vamos trabalhar junto à comunidade com prevenção, realizando palestras e outras atividades em escolas e empresas”, comentou Barreto.
Novo quartel
Justiça absolve pedreiro acusado de desabamento do Edifício Andrea
O quartel compõe uma triangulação estratégica na área mais verticalizada de Fortaleza, situado a uma distância de aproximadamente 4,5 km do quartel BM localizado no bairro Jacarecanga, e 5km do quartel BM abrigado no Mucuripe.
O novo local tem uma área construída de 831 metros quadrados (m³), dividido em três pavimentos e subsolo. O projeto viabilizou uma construção sustentável, com integração vertical e sistema de energia solar e cobertura verde.
O prédio conta com alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, academia, auditório, copa, recepção, bicicletário e estacionamento.
Na etapa final de construção, foram concluídas as fundações e estruturas de concreto, alvenaria, divisórias, esquadrias, pisos, pintura, além das instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. As equipes, agora, trabalham no acabamento da obra, conclusão da fachada e da urbanização e paisagismo.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.