Grupo encontra na floresta 100 ovos de crocodilo siamês, espécie mais rara do mundo; VÍDEO mostra nascimento de filhotes


Ambientalistas encontraram mais de 100 ovos de crocodilo-siamês no Cardamom National Park, no Camboja. Ao menos 60 filhotes nasceram, dando esperança para a sobrevivência da espécie. Vídeo mostra nascimento de filhotes da espécie de crocodilo mais rara do mundo
Mais de 100 ovos da espécie de crocodilo mais rara do mundo foram encontrados em um santuário de vida selvagem no Camboja, o Cardamom National Park, e deram uma nova esperança para a sobrevivência desses animais, apontados como criticamente ameaçados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Um vídeo divulgado nesta quinta (18) pelo governo do Camboja, juntamente com o grupo de conservação Fauna & Flora, mostra o nascimento dos filhotes de crocodilo-siamês; pelo menos 60 ovos eclodiram. Conservacionistas afirmam que essa é a maior descoberta dos últimos 20 anos.
“O que queremos ver é a espécie se reproduzindo na natureza, e o fato de que este é o maior número de filhotes que já registramos é incrivelmente encorajador, porque mostra que o trabalho de conservação que ocorreu nas últimas duas décadas está tendo o resultado que esperávamos. À medida que esses filhotes atingirem a maturidade na próxima década ou mais, esperamos que a reprodução na natureza cresça exponencialmente”, comemora Pablo Sinovas, diretor nacional do Programa Fauna e Flora do Camboja.
Nascimento de filhotes de crocodilo no Camboja
Hor Leng, Fauna and Flora, ASSOCIATED PRESS
A área e os répteis jovens estão sob a proteção dos guardas florestais do santuário.
A espécie de crocodilo-siamês já foi extremamente presente no Sudeste Asiático, mas praticamente desapareceu na década de 1990, devido a uma combinação de caça ilegal, destruição de habitat e cruzamento com outras espécies de crocodilos.
Em uma declaração à Associated Press, o ministro do Meio Ambiente do Camboja, Eang Sophalleth, disse que seu ministério está trabalhando na conservação e restauração do habitat da espécie:
“Os crocodilos-siameses desempenham um papel importante no ecossistema e a descoberta de cinco ninhos que chocaram com sucesso 60 ovos reflete que o Parque Nacional Cardamomo é um habitat seguro e adequado para esta espécie”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.