VÍDEO: Busto do 1º presidente civil do Brasil é alvo de vandalismo em Piracicaba; saiba quem foi Prudente de Moraes


Ato contra o patrimônio aconteceu na madrugado de domingo (15); Prudente de Moraes viveu em Piracicaba, num casarão que hoje abriga um museu na região central do município. Câmera de segurança flagra momento em que estátua é vandalizada em Piracicaba
Na madrugada de domingo (15), o busto do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, foi alvo de ato de vandalismo em frente à instituição de ensino que leva o seu nome, a Escola Estadual “Dr. Prudente”, localizada na região central de Piracicaba (SP). Câmera de segurança flagrou o momento em que suspeitos tiram estátua do local. – 📺Veja no VÍDEO, acima.
Você sabe quem foi Prudente de Moraes?
Prudente de Moraes foi o primeiro civil a assumir a presidência do Brasil, eleito por voto popular. Ele morreu em Piracicaba, cidade onde viveu boa parte da vida e cuja casa onde morou, hoje é um museu que conta a sua história.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Câmera de segurança flagram momento em que busto do primeiro presidente civil do Brasil é vandalizado em Piracicaba.
Reprodução/EPTV
Imagens
As imagens da câmera de segurança de uma empresa em frente à escola registram o momento em que cinco adolescentes passam na rua da instituição, às 5h28. Um deles chuta uma lixeira. Dois garotos vão ao local onde o item está e, logo depois, jogam o busto no chão.
Outra imagem, feita já durante o dia, mostra a estátua na grama e o suporte, onde o item estava, vazio.
Imagens que mostram o ato de vandalismo ao patrimônio foram registradas pela câmera de segurança da empresa de Aline Nunes, localizada em frente à escola.
Reprodução/EPTV
As imagens que mostram o ato de vandalismo ao patrimônio foram registradas pela câmera de segurança da empresa de Aline Nunes, localizada em frente à escola.
“Eles fizeram a maior baderna, tentaram jogar pedra no carro da vizinha que estava estacionado ali. Aí ela acionou a polícia a noite, que veio, mas eles já tinham ido embora. Meu marido chamou a Guarda Municipal e, em seguida, eles acionaram a polícia científica”, diz a empresária.
“É um patrimônio. Isso não é coisa de adolescente, é coisa de gente sem noção”, opina.
Diretora da escola estadual que leva o nome de Prudente de Moraes, Christina Aparecida Negro Silva, lamenta o ato de vandalismo contra o busto do primeiro presidente civil do Brasil.
Reprodução/EPTV
Tristeza
A diretora da escola, Christina Aparecida Negro Silva, lamenta o fato.
“É uma tristeza, a gente trabalha com educação e quer sempre melhorar o ser humano. Nós vimos no vídeo que são ‘jovenzinhos’, meninos que devem ter uns 13 anos. O que uma criança faz na madrugada sem os pais saberem?”, questiona.
Placas de bronze
A diretora diz que placas de bronze já foram levadas do local.
“As placas já foram levadas há muito tempo. Eram placas de bronze. Aí ficou do jeito que está, a gente fez o BO, mas não foi nada resolvido”.
Prefeitura e direção da escola
Segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, o busto foi levado pela Guarda Civil e devolvido à escola na manhã desta segunda-feira (16).
A direção da escola disse que entrará em contato com Prefeitura, já que o item foi danificado e precisa ser recuperado para, depois disso, ser decidido se será ou não recolocado.
Prudente de Moraes
Prudente de Moraes foi o primeiro civil a assumir a presidência do Brasil, eleito por voto popular, sucedendo dois militares que assumiram o poder na transição política do país de império para república.
Nasceu em 4 de outubro de 1841 nas terras da antiga Itu (SP), região que atualmente pertence a Mairinque (SP). Estudou Direito em São Paulo e, após concluir a graduação, em busca de trabalho, se mudou para Piracicaba em 1863, onde a família já vivia.
Após atuar como advogado, entrou na política, foi eleito vereador em Piracicaba, cidade onde exerceu grande influência, inclusive na mudança de nome do município, antes chamada de Vila Nova da Constituição.
Considerado um consolidador da república, foi um dos responsáveis pela aprovação da 1ª Constituição Republicana da história do Brasil, em 1891. Foi eleito presidente do Brasil em 1894. Morreu em Piracicaba no dia 3 de dezembro de 1902, vítima de tuberculose. Está enterrado no Cemitério da Saudade, no município.
Em Piracicaba, viveu no casarão localizado no centro da cidade, que serviu também como seu escritório. O local abriga hoje o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.