Lula volta a condenar atentado a Trump e diz que republicano ‘vai tentar tirar proveito’ do episódio


Em entrevista, presidente afirmou que episódio pode impactar eleições norte-americanas dependo da forma como Trump explorar o caso. Atentado aconteceu na Pensilvânia, no sábado (13). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa da cerimônia de inauguração do novo Edifício Acadêmico e Administrativo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), no Campus Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Osasco, grande São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 05 de julho de 2024. Lula esteva acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de ministros
ANDRÉ RIBEIRO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente Lula (PT) disse acreditar que Donald Trump “vai tentar tirar proveito” do atentado que sofreu durante um comício nos Estados Unidos, no sábado (13). O ex-presidente republicano sofreu um ferimento na orelha e precisou ser levado para o hospital.
O atentado aconteceu na cidade de Butler, na Pensilvânia. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas. O atirador, de 20 anos, foi morto por um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos.
Em uma entrevista à TV Record, nesta segunda-feira (16), Lula condenou o atentado e disse que é necessário ter civilidade na política. O presidente defendeu que as pessoas mantenham o respeito diante das diferenças.
“E não só com o presidente Trump, é a morte de um prefeito de uma cidadezinha do interior, é a morte de um vereador numa cidadezinha do interior. É preciso que a gente volte a ter tolerância”, disse.
Em seguida, Lula afirmou que o atentado pode ter reflexo na eleição presidencial dos Estados Unidos, marcada para novembro, devido à comoção que o episódio provocou na sociedade. Segundo o presidente, tudo dependerá do jeito que Trump “explorar isso”.
“Eu, sinceramente, acho que o Trump vai tentar tirar proveito disso. Aquela foto dele com o braço erguido, aquilo se fosse encomendado não saia melhor. Mas de qualquer forma ele vai explorar isso.”
Para o petista, caberá ao Partido Democrata encontrar um jeito de tentar impedir que Trump consiga votos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.