PERSPECTIVA 2025 – Turnê de Gilberto Gil, tributos a Elis Regina, exposição de Ney Matogrosso e álbuns de Djavan e Ivan Lins anunciam o ano novo na MPB


Gilberto Gil percorre o Brasil ao longo de 2025, a partir de março, com a derradeira turnê do artista, ‘Tempo rei’
Giovanni Bianco / Divulgação
♫ PERSPECTIVA 2025
♪ 2025 entra em cena com promessas de vida no universo paralelo da MPB, gênero que ainda mobiliza multidões em nicho específico do mercado da música brasileira. Discos, shows, tributos, livros e exposições de ícones da MPB anunciam o ano novo.
Nem é preciso ter o dom de prever o futuro para sentenciar que Gilberto Gil emocionará o Brasil ao longo de 2025 com a derradeira turnê do artista, Tempo rei. A estreia está programada para março, com show em Salvador (BA), cidade natal do cantor.
Na seara fonográfica, Djavan programa álbum autoral com músicas inéditas e se prepara para ver a vida contada em musical de teatro. Ivan Lins também renovará o cancioneiro autoral com álbum que virá acompanhado de documentário. Ambos celebrarão os 80 anos que o artista carioca festejará em 16 de junho.
Finda a turnê com Caetano Veloso, em março, Maria Bethânia se concentrará no preparo de disco e show que irão celebrar os 60 anos da projeção nacional da cantora baiana, revelada para o Brasil em fevereiro de 1965.
Cantor que completa 50 anos de carreira solo em 2025, Ney Matogrosso seguirá em cena com o show Bloco na rua (2019) – estreado há cinco anos! – e será tema de exposição retrospectiva agendada para dezembro em São Paulo (SP).
Outra exposição manterá acesa a luz de Elis Regina (1945 – 1982), cantora que faria 80 anos em 17 de março. Por conta da efeméride, Elis também será celebrada com filme, show (agendado para março com a reunião de Fagner, Ivan Lins e João Bosco) e reedição revista e ampliada da biografia Elis Regina – Nada será como antes (2015), lançada há dez anos pelo jornalista Julio Maria.
Outra imortal cantora do Brasil que completaria 80 anos em 2025, em 26 de setembro, Gal Costa (1945 – 2022) certamente será homenageada por eternos admiradores da voz cristalina que deu o tom moderno da música brasileira durante 60 anos.
Enfim, a MPB continuará viva em 2025 através da inigualável geração projetada na era dos festivais dos anos 1960.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.