Sesi oferece 300 vagas gratuitas para interessados em concluir a educação básica em Presidente Prudente


Inscrições seguem até 26 de julho para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante. Sesi oferece 300 vagas gratuitas para interessados em concluir a educação básica em Presidente Prudente (SP)
Karim Kahn/Sesi-SP
Até 26 de julho, interessados em concluir a educação básica poderão se candidatar a uma das cerca de 300 vagas oferecidas de graça pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante, na unidade da Vila Furquim, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Com o objetivo de oferecer uma jornada educacional acessível e enriquecedora aos que não tiveram a oportunidade de finalizá-la, os participantes devem se matricular exclusivamente no site para o ingresso na turma que se iniciará em agosto.
De acordo com a unidade de ensino, a Nova EJA abrange os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio (do 1º ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante oferece a certificação profissional nos cursos de almoxarife e assistente de RH, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também em Presidente Prudente.
Sobre o curso
A idade mínima para ingresso nos anos finais do ensino fundamental é de 15 anos. Já para o ensino médio, a partir dos 18 anos. Diante disso, conforme a instituição, será dada prioridade aos trabalhadores da indústria, visto que o Sesi “busca atender ao maior número possível de pessoas ligadas ao setor”.
O tempo de conclusão nos dois programas dura até 12 meses, variando de acordo com o estágio de cada aluno. Em ambos os casos, 80% dos estudos serão realizados à distância e 20% ocorrerão em encontros presenciais.
“A Nova EJA é para todas as pessoas que buscam na educação novos conhecimentos e mudanças em suas vidas. Além disso, o estudante que também se interessar em fazer um dos cursos profissionais oferecidos pelo Senai conseguirá realizar a educação básica e a profissionalizante ao mesmo tempo. E, para atender esses propósitos, nós contamos com um grupo de especialistas sérios e dedicados”, ressaltou o gerente regional do Sesi-SP, Sidnei Junqueira.
Neste sentido, tanto a Nova EJA quanto a EJA Profissionalizante “identificam e aproveitam os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso”.
“Além de toda a estrutura e conteúdo de estudos, os alunos matriculados terão acesso livre a todas as instalações de lazer existentes nos centros de Aprendizagem e Treinamentos do Sesi no Estado de São Paulo”, concluiu.
Novas metas
Desde o início do ano, cerca de 200 pessoas se inscreveram para a Nova EJA no polo de Presidente Prudente, com o objetivo de concluir os estudos que foram interrompidos por “diversos motivos”. Segundo a instituição, a volta à rotina de estudante, na maioria dos casos, tem exigido dedicação e esforço.
“Faz 30 anos que precisei parar meus estudos e agora tenho a chance de voltar. Sou de Paraguaçu Paulista (SP), mas venho fazer as aulas presenciais em Prudente. Não quero apenas manter minha mente ocupada, mas quero cultivar e realizar meus próprios sonhos”, revelou a aluna Cristina de Fátima Jorge, de 48 anos, que deseja tornar-se paisagista.
Miriam Bispo dos Santos, de 45 anos, é mais um exemplo de que a persistência é o combustível para alcançar os sonhos. Ela, que estava fora das salas de aula há quase 30 anos, continuou sonhando e viu na Nova EJA a oportunidade de realizá-lo.
“Precisei começar a trabalhar muito nova para ajudar meus pais. Depois me casei e acabei não conseguindo concluir os estudos. Por esse motivo é que eu voltei a estudar. Meu sonho é ser assistente social, para ajudar outras pessoas e creio que, com fé em Deus, eu vou conseguir atingir esse objetivo”, pontuou.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas pelo site do Sesi ou pelo WhatsApp (18) 99659-6111.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.