Águas Cuiabá reforça importância da conexão à rede de esgoto


Moradores também são protagonistas nos avanços do saneamento na capital, conectar a residência ao sistema de esgoto é parte fundamental do ciclo sustentável A recente expansão do saneamento básico na capital mato-grossense evidencia um passo importante: a conexão à rede de esgoto. Assim que a rede coletora chega aos bairros, é a vez de cada morador entrar em cena. A campanha Interligue já, da Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, em parceria com o Poder Público, visa impulsionar a conexão de famílias cuiabanas à rede de esgoto, passo essencial para que o ciclo sustentável do saneamento seja completo.
A campanha ancorada pela dupla Nico e Lau, referência popular entre os cuiabanos, reforça os benefícios da conexão. Os personagens lembram ainda a importância de buscar o auxílio de um profissional na hora de realizar a ligação e vale o lembrete: a água de chuva não deve ser direcionada para o sistema de esgotamento sanitário. A efetividade da coleta e do tratamento do efluente também passa pela conexão adequada.
Conexão a rede coletora de esgoto.
Águas Cuiabá
Como fazer a conexão? – Durante as obras de implantação de redes de esgoto, a concessionária disponibiliza a caixa de inspeção em frente as residências. É por meio dessa estrutura que a interligação entre o imóvel e a rede de coleta deve ser feita.
Realizada por um pedreiro ou encanador de confiança, a atividade consiste em trazer a ligação de dentro de casa, passando pela calçada, até a caixa de inspeção. Para a conexão, alguns materiais serão necessários, como um cano PVC de 100 mm com 6 metros de comprimento, uma luva de PVC de 100 mm, cola para PVC, serra tipo segueta, lixa nº 100, areia e cimento. Após a conclusão da ligação, caso a residência possua fossa séptica, a mesma deve ser desativada.
“A conexão das residências à rede de esgoto é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município”, destaca Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.
“A infraestrutura para coleta e tratamento do esgoto não só beneficia toda a comunidade com mais saúde e qualidade de vida, como também preserva o meio ambiente. Agora, é fundamental que todos façam sua parte e se conectem à rede disponível”.
Dúvidas e orientações – O morador pode contatar a Águas Cuiabá para receber orientações e tirar dúvidas sobre a conexão por meio dos canais de atendimentos digitais: 0800 646 6115 (ligação gratuita) e WhatsApp (65) 9 9276-6008 e nas lojas físicas localizadas no Centro, CPA II e Coxipó.
Interligue Já – Por meio de um termo de cooperação, firmado em junho, entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Nupemec/TJMT), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Matéria Ambiental (Cejusc Ambiental), o Ministério Público de Mato Grosso, a Prefeitura de Cuiabá, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e Águas Cuiabá, a Campanha Interligue Já, representa a união de esforços para conectar famílias cuiabanas à rede de esgoto, com mutirões de audiências de conciliação com moradores e comerciantes.
Atenção, cidadão – Conforme o artigo nº 45 da Lei do Saneamento Básico – Lei 11.445/2007, alterada pela Lei 14.026/2020 – o usuário do sistema de saneamento é obrigado a realizar a conexão da sua rede interna à rede pública de coleta de esgoto.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.