Após cortar árvore de 140 anos, três pessoas são presas em Laranjal do Jari, interior do AP


Suspeitos realizavam cortes ilegais de árvores do tipo Angelim Vermelho para a produção de carvão. Angelim Vermelho pode chegar a 88 metros de altura e 10 de circunferência
Polícia Civil/Reprodução
C
Três pessoas foram presas através da ‘Operação Protetores do Bioma’, por derrubar ilegalmente uma árvore de 140 anos do tipo Angelim Vermelho, para a produção de carvão em Laranjal do Jari, distante 287 quilômetros de Macapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Os presos foram indiciados também pelo crime de comercializar motosserras ou utilizá-las em florestas. As ações são previstas na Lei de Crimes ambientais.
Operação Protetores do Bioma busca preservar a biodiversidade do Amapá
Polícia Civil/Reprodução
Os suspeitos foram apresentados na 1º Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari e encaminhados à audiência de custódia.
A ação foi realizada entre os dias 8 e 14 de julho, pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). Outras ações foram feitas nos municípios de Vitória do Jari e Mazagão, onde foram identificadas áreas de alerta de desmatamento, entre 2023 e 2024.
De acordo com as informações do delegado Wellington Ferraz, titular da Dema a operação busca preservar a biodiversidade presente no Amapá.
“a ‘Operação Protetores do Bioma’ destaca-se pela sua importância na preservação do meio ambiente, atuando firmemente contra atividades ilegais que ameaçam a biodiversidade da região. A ação reflete o compromisso das autoridades em combater o desmatamento e proteger os recursos naturais, garantindo a sustentabilidade e a conservação dos biomas para as futuras gerações”, disse Wellington.
Ação aconteceu em Vitória do Jari, Laranjal do Jari e Mazagão
Polícia Civil/Reprodução
Lei de Crimes Ambientais
Conforme o Art.45 e 46 da lei 9.605/1998, cortar ou transformar em carvão madeira de lei e vender, expor à venda, ter em depósito madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem licença outorgada é crime, com pena de um a três anos de reclusão.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.