Foragido do sistema prisional de Santa Catarina é preso em Monte Alegre por violência doméstica


No momento da prisão, o suspeito deu o nome errado para as autoridades policiais. Delegacia de Polícia de Monte Alegre
Arney Barreto/TV Tapajós
Na manhã desta terça-feira (16), um homem que estava foragido do sistema prisional de Santa Catarina foi preso em Monte Alegre, no oeste do Pará, pelo crime de violência doméstica.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

De acordo com as informações do titular da Unidade de Polícia Civil de Monte Alegre, delegado Wellington Kennedy, no primeiro momento da prisão, o suspeito havia dado nome errado para as autoridades.
“Foi apresentado um indivíduo pelo crime de violência doméstica no âmbito da Maria da Penha. Ao se constatar o seu nome, a gente verificou que tinha uma divergência. Então, sempre quando isso acontece, a gente percebe que é uma informação inverídica, porque ele está se ocultando de alguma informação”, explicou o delegado Kennedy.
Diante das inconsistências, a equipe de investigação aprofundou a análise e descobriu que o homem estava utilizando um nome falso. “E aí aprofundamos as investigações onde constatamos que tratava de um nome falso. O nome verdadeiro tinha um mandado de prisão em aberto na comarca de Santa Catarina. E a gente fez todos os encaminhamentos necessários”, detalhou o delegado.
O nome verdadeiro do acusado, Brian Pitt, constava em um mandado de prisão por homicídio. Brian havia sido condenado pelo crime e cumpria pena em Santa Catarina, mas durante uma saída temporária, não retornou ao sistema prisional.
“Ele está respondendo tanto pelo crime que ele foi apresentado, que é violência doméstica, lesão corporal no âmbito da Maria da Penha, e também pelo crime de homicídio na comarca de Santa Catarina, já que ele cumpria pena e numa saidinha temporária ele não retornou.”
O delegado destacou a frequência de casos de evasão no sistema prisional. “A gente consegue notar que a quantidade de evasão, pessoas que não voltam ao sistema, é muito grande. E ele foi mais um desses casos e acabou que ele não tinha vida, porque a pessoa que é foragida não pode se identificar.”
Com a verdadeira identidade descoberta, Brian Pitt será recambiado para cumprir o restante de sua pena. “Agora, no exato momento, ele vai cumprir toda a sua pena e será recambiado tanto para o sistema penal de Santa Catarina ou então para o Sistema Penal de Santarém”, afirmou o delegado.
Brian já havia cumprido aproximadamente oito anos de sua pena original e estava próximo de progredir para um regime menos severo. “Ele já tinha cumprido aproximadamente oito anos, já estava finalizando, já iria progredir, só que aí a pessoa às vezes acaba se iludindo e sai e não retorna. Infelizmente ele vai voltar a cumprir de novo”, finalizou o delegado.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.