Piscas-piscas ou pisca-piscas? Descubra o plural correto da palavra

As luzes de Natal começam a brilhar nas ruas e é impossível não se encantar com a magia do período natalino, e claro, com os famosos pisca-piscas. Mas espera aí… como se escreve o plural de pisca-pisca? É “pisca-piscas” ou “Piscas-pisca”?

Descubra o plural de pisca-pisca – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Conforme o Dicionário Hounaiss da Língua Portuguesa, tanto “pisca-piscas” quanto “piscas-piscas” estão corretos! Sim, você leu certo: as duas formas são aceitas, apesar de fugirem da regra tradicional da gramática.

Por que o plural de pisca-pisca é uma exceção?

Substantivos compostos, como “pisca-pisca”, seguem regras específicas para o plural. Geralmente, quando as palavras que compõem o substantivo se repetem, como em “tico-tico” e “corre-corre”, só o segundo elemento vai para o plural.

No caso do “pisca-pisca”, entretanto, a gramática dá um nó. Ele é um dos poucos casos em que o plural pode ser feito de duas maneiras.

A professora Margarete Xavier, especialista em língua portuguesa e autora do Fibonacci Sistema de Ensino, explica que isso ocorre porque o termo já foi amplamente registrado nas duas formas em dicionários e no uso cotidiano.

Gatinho com pisca-pisca enrolado nele

Pisca-pisca é um das peças de decoração do Natal – Foto: empóriodomus/Reprodução ND

Afinal, o que é um pisca-pisca?

Vale ressaltar que além de ser sinônimo de decoração natalina, o termo “pisca-pisca” pode se referir à mania de piscar os olhos repetidamente ou àquele pequeno farol usado em veículos, que acende e apaga rapidamente.

Entendendo o plural de substantivos compostos

Os substantivos compostos podem ser formados por palavras de diferentes categorias gramaticais, e isso influencia na forma de flexionar o plural. Veja algumas regras práticas:

  • Quando variam ambos os elementos: isso ocorre quando o composto é formado por substantivo + substantivo, substantivo + adjetivo ou substantivo + numeral. Exemplos: amores-perfeitos, segundas-feiras, padres-nossos.
  • Quando só o segundo varia: aqui entram substantivos compostos ligados por preposição, como perobas-do-campo.
  • Quando só o primeiro varia: o segundo termo especifica o tipo do primeiro, como em cartas-convite.

Exemplos com pisca-piscas

  • Minha casa está cheia de pisca-piscas coloridos este ano.
  • O vizinho exagerou nos pisca-piscas na varanda — parece uma discoteca!
  • Prefiro os piscas-piscas de luz branca; são mais elegantes.
  • Meu gato adora brincar com os fios dos pisca-piscas.

Agora que você já sabe o plural de pisca-pisca e um pouco mais sobre as regras dos substantivos compostos, é hora de colocar a mão na massa (ou nos enfeites) e deixar sua casa pronta para o Natal!

Você já sabia o plural de pisca-pisca? – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.