Festival Dança em Trânsito acontece em São Luís


Evento que reunirá bailarinos e coreógrafos do Brasil e da Europa acontece nesta sexta (19) e sábado (20). Veja a programação. Festival Dança em Trânsito acontece em São Luís
Divulgação
Na próxima sexta-feira (19) e no sábado (20) acontece em São Luís o Festival Dança em Trânsito, que promove apresentações gratuitas de dança contemporânea, com espetáculos do Rio de Janeiro, Brasília e da Eslovênia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A capital maranhense recebe espetáculos gratuitos de dança contemporânea na próxima sexta-feira (19) e no sábado (20) com o Festival Dança em Trânsito. Pela quarta vez em São Luís, o evento que a cada ano se reafirma como um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, apresenta neste ano espetáculos do Rio de Janeiro, Brasília e da Eslovênia.
Festival Dança em Trânsito acontece em São Luís
Divulgação
O festival busca fomentar a valorização da dança contemporânea, promover o intercâmbio cultural entre artistas e profissionais do segmento e ainda oferecer formação e capacitação por meio das oficinas pontuais, residências artísticas e workshops.
Na sexta-feira (19) a programação começa às 18h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), com apresentação do espetáculo Fusion Reactor Duo, com os bailarinos Žigan Krajnčan e Nace Novak, da Eslovênia. Em cena eles exploram como um dançarino e um cantor podem coexistir em harmonia no palco. Também na praça será apresentado Descaminhos, espetáculo do coletivo de artistas negros Afrobunker, do Rio de Janeiro.
Em seguida, a programação segue no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande) com a apresentação dos espetáculos Fantasmas, do Grupo Tápias (RJ), e Não Nomeado, do bailarino e coreógrafo Vitor Hamamoto, de Brasília.
Festival Dança em Trânsito acontece em São Luís
Divulgação
Fantasmas é uma esquete dançada, resultado de uma residência artística dirigida pelo Grupo Tápias entre as bailarinas Flávia Tápias, Jitka Čechová, da República Tcheca, e a atriz Paula Braun, que integra a dança, a teatralidade e a fusão das duas propostas artísticas, tudo ancorado pelo texto de Fernando Caruso “Os Dois Fantasmas”. A apresentação terá acessibilidade comunicacional com a participação de intérpretes de Libras.
Já ‘Não Nomeado’ tem uma coreografia que busca expressar como a pressa impede de contemplar o mundo ao redor e que sentimentos como raiva e ressentimento também fazem parte da busca por significado na vida.
No sábado (20), a programação será apresentada no Centro Cultural Vale Maranhão, a partir das 17h. A primeira apresentação será Solos, solo, com o bailarino Márcio Jahú (RJ), em que ele propõe um mergulho na transformação das redescobertas.
A seguir, é a vez de Corpas Trans é? da artista multilinguagens Kley Hudson, do Rio de Janeiro. Um espetáculo autobiográfico que traz movimentos que contam histórias antigas e futuros ainda não vividos, com a coragem de quem desafia normas e estereótipos. O espetáculo tem classificação etária de 18 anos.
Encerrando a programação, os artistas da Eslovênia, Žigan Krajnčan e Nace Novak, voltam à cena com a coreografia Fusion With Myself, para refletir sobre o “nada” entrelaçando o canto, a dança e a performance.
Confira a programação
Sexta (19/07)
18h – PRAÇA NAURO MACHADO
FUSION REACTOR DUO – 15 MIN
ŽIGAN KRAJNČAN E NACE NOVAK (LJUBLJANA, ESLOVÊNIA)
DESCAMINHO – 15 MIN
AFROBUNKER (RIO DE JANEIRO, RJ)
19h – CENTRO CULTURAL VALE MARANHÃO
FANTASMAS – 27 MIN
GRUPO TÁPIAS (RIO DE JANEIRO, RJ)
NÃO NOMEADO – 13 MIN
VITOR HAMAMOTO (BRASÍLIA, DF)
20/07 – Sábado
17h – CENTRO CULTURAL VALE MARANHÃO
SOLOS, SOLO – 15 MIN
MARCIO JAHÚ (RIO DE JANEIRO, RJ)
CORPAS TRANS É? – 35 MIN
KLEY HUDSON (RIO DE JANEIRO, RJ)
FUSION WITH MYSELF – 15 MIN
ŽIGAN KRAJNČAN E NACE NOVAK (LJUBLJANA, ESLOVÊNIA)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.