5 frutas que você não deve comer de jeito nenhum se estiver com infecção urinária

A infecção urinária é um problema de saúde que atinge uma ampla parcela da população e em especial, as mulheres.

Muitas vezes a infecção urinária é identificada por alguns sintomas desconfortáveis, como a sensação de queimação ao urinar, urina turva e com odor forte.

Estudos revelam que aproximadamente 40% das mulheres enfrentam uma infecção urinária em algum ponto da vida. Embora seja mais comum no público feminino, os homens também estão suscetíveis a desenvolver essa infecção.

na foto aparece laranjas que são proibidas de serem consumidas por quem tem infecção urinária

Laranja é uma das frutas que as pessoas não podem consumir com infecção urinária – Foto: Freepik/ND

Por isso, é essencial entender que, à medida que envelhecemos, e com a atividade sexual, os riscos de desenvolver essa condição tendem a aumentar.

Quais frutas não comer para não desenvolver a infecção urinária

Durante a infecção urinária, recomenda-se evitar o consumo excessivo de frutas ácidas como laranjas, limões, morangos e cranberries. Essas frutas contém ácido cítrico, que pode irritar o trato urinário e a bexiga, e portanto, agravar os sintomas da infecção.

Algumas evidências sugiram que o suco de cranberry pode ajudar a prevenir infecções urinárias recorrentes, seu consumo deve ser moderado durante um episódio ativo de infecção para evitar a irritação.

Assim, nesse período, o melhor é balancear a ingestão dessas frutas com outras opções menos ácidas.

O que se deve evitar?

Refrigerantes

Além das frutas ácidas também deve-se evitar também os refrigerantes, principalmente as opções com cafeína, que atua como diurético e aumenta a irritação e acidez da urina e isso pode resultar em desidratação.

A elevada quantidade de açúcar presente nesses refrigerantes também é prejudicial para a condição.

Assim, é aconselhável escolher alternativas mais saudáveis como, água, chás de ervas e sucos naturais sem adição de açúcar ou cafeína. Assim, é possível manter a hidratação e minimizar a irritação no trato urinário.

Café

O consumo de café também deve ser moderado durante a infecção urinária, ou até mesmo evitado. Como o café é uma bebida diurética, ele aumenta a frequência urinária e isso pode ser desconfortável.

o café é um dos alimentos que devem ser evitados por quem tem infecção urinária

A bebida preferida de 10 entre 10 brasileiros pode irritar a bexiga e o trato urinário – Foto: Reprodução

Além disso, a cafeína pode irritar a bexiga e o trato urinário e agravar os sintomas.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e destilados, devem ser evitadas durante uma infecção urinária. O álcool pode desidratar o corpo e aumentar a irritação do trato urinário.

Alimentos embutidos

Os alimentos embutidos, como salsichas, bacon e linguiças são prejudiciais ao problema por conta do alto teor de sódio, conservantes e aditivos presentes nesses produtos.

O excesso de sódio pode contribuir para a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial, além de agravar a irritação do trato urinário.

Por isso, é melhor escolher opções mais saudáveis durante a crise como carnes magras e frescas, peito de frango ou peixe.

Alimentos picantes

Os alimentos picantes como pimentas e fortes condimentos devem ser evitados durante uma infecção urinária.

Esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário e também agravar outros sintomas e desconfortos. Dessa forma, recomenda-se optar por alimentos mais suaves e de fácil digestão.

Sintomas da infecção urinária

Entre os sintomas mais frequentes da infecção urinária destacam-se:

  • Pressão e desconforto abdominal;
  • Sensação de queimação e irritação ao urinar;
  • Frequente e persistente desejo de urinar.

Quando as pessoas não procuram assistência médica, esses sintomas tendem a se agravar. Inclusive podem causar dores abdominais fortes, que são bastante desconfortáveis.

Assim, se você identificou algum destes sintomas e foi diagnosticado com infecção do trato urinário, é essencial adotar medidas específicas, quando a sua alimentação para se livrar da doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.