PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal concluiu nesta quinta-feira (21) o inquérito que investigava uma trama de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes de seu governo. Ao todo, 37 nomes foram indiciados por crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De acordo com a PF, a investigação revelou uma atuação coordenada para manter Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022. Entre os indiciados estão figuras importantes do governo anterior, como o general da reserva do Exército Braga Netto, o general da reserva Augusto Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin), e Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL).

O relatório final, que contém mais de 800 páginas, será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresentará denúncia contra os envolvidos. Caso a denúncia seja aceita pelo STF, os indiciados se tornarão réus e enfrentarão julgamento na Corte.

A conclusão do inquérito ocorre apenas dois dias após a prisão de quatro militares e um policial federal acusados de planejar um atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Outras 29 pessoas foram indiciadas. São elas: Ailton Gonçalves Moraes Barros; Alexandre Castilho Bitencourt da Silva; Amauri Feres Saad; Anderson Lima de Moura; Angelo Martins Denicoli; Bernardo Romão Correa Netto; Carlos Cesar Moretzsohn Rocha; Carlos Giovani Delevati Pasini; Cleverson Ney Magalhães; Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; Fabricio Moreira de Bastos; Fernando Cerimedo; Filipe Garcia Martins; Giancarlo Gomes Rodrigues; Guilherme Marques de Almeida; Helio Ferreira Lima; José Eduardo de Oliveira e Silva; Laercio Vergilio; Marcelo Bormevet; Marcelo Costa Câmara; Mario Fernandes; Nilton Diniz Rodrigues; Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho; Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; Rafael Martins de Oliveira; Ronald Ferreira de Araujo Júnior; Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros; Tércio Arnaud Tomaz e Wladimir Matos Soares.

Após ser indiciado pela Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta na rede social X, nesta quinta-feira, trechos de sua entrevista ao portal de notícias Metrópoles. Na reportagem, ele informa que irá esperar o seu advogado para avaliar o indiciamento. Bolsonaro também criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). “O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”, disse. 

Leia mais

Servidores municipais de Blumenau fazem assembleia na tarde desta quinta-feira

Mega-Sena acumula de novo e prêmio chega a R$ 18 milhões; confira os números

Quinta-feira com céu encoberto e chuva isolada em Blumenau

O post PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.