Gerenciando a Síndrome do Intestino Irritável


Mesmo sendo desconfortável, a boa notícia é que a doença não prejudica permanentemente o seu corpo.
Clínica Médica Dr. Júlio Palazzo/Divulgação
Você já sofreu com dores abdominais, inchaço desconfortável ou gases constrangedores? Ou, então, evita eventos sociais ou chega atrasado no trabalho por causa de dores debilitantes? Precisa correr para o banheiro depois de comer? Ou, inversamente, você sente que precisa evacuar, mas não consegue?
Se você sofre com esses sintomas, você pode estar sofrendo de Síndrome do Intestino Irritável (SII). O distúrbio gastrointestinal é comum e pode causar fortes dores abdominais.
Em casos de SII, seu intestino fica mais sensível e os músculos do sistema digestivo apresentam contrações anormais que afetam os movimentos intestinais. A boa notícia é que, embora a SII seja desconfortável, ela não prejudica permanentemente o seu corpo e, com as informações certas, você pode aprender a controlar os sintomas para poder levar uma vida normal, ativa e saudável.
O médico nutrólogo é essencial para o tratamento, pois o hormônio responsável pela motilidade intestinal é a Serotonina, que está relacionada com a ansiedade, depressão, ao controle do humor e do peso corporal.
É aí que temos a relação direta entre a SII e esses sintomas. A Serotonina é dosada por exames bioquímicos é por meio deles que se consegue identificar a necessidade de cada indivíduo e, ainda realizar as reposições da melhor forma possível, até mesmo de forma injetável, promovendo melhor gerenciamento da doença.
Saiba mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável
Responsável Técnico: Dr. Júlio Palazzo – CRM SP 83.054
Adicionar aos favoritos o Link permanente.