O que acontece em caso de queimaduras de 2º e 3º graus? Entenda a recuperação de vítima de explosão de carro


Veículo em que estavam Paloma Galdino, a mãe dela e uma vizinha pegou fogo em julho de 2023, enquanto era abastecido em um posto na Grande Natal (RN). Paloma teve alta hospitalar na última sexta (12), um ano depois. O que acontece em caso de queimaduras de 2º e 3º graus? Entenda a recuperação de vítima de explosão de carro
A jovem Paloma Rayssa Galdino teve alta do hospital na última sexta-feira (12) após ficar um ano internada para tratar de queimaduras de segundo e terceiro graus. “É o dia mais feliz da minha vida”, disse, ao ser liberada para ir para casa.
Ela, a mãe e uma vizinha sofreram lesões gravíssimas com a explosão do carro delas, enquanto era abastecido, em um posto de gasolina na Grande Natal (RN), em julho de 2023.
Em registros das câmeras de segurança no dia do acidente, é possível ver que um líquido — provavelmente gasolina — escorre embaixo do carro segundos antes de o veículo ser engolido pelo fogo. (veja no vídeo acima)
Paloma sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus nos braços, pernas, tronco e rosto. Mas o que acontece com o corpo após lesões desse nível?
Em casos assim, quando a pele é muito danificada, o corpo perde a barreira que a protege contra bactérias.
“Principalmente no ambiente hospitalar, bactérias extremamente agressivas e multirresistentes atingem a pessoa. Aí, começa a ter infecção”, explica o médico que cuidou de Paloma.
“Ela teve que ser à UTI conduzida por sepse, e a gente quase perdeu a Paloma muitas vezes.”
Sepse, ou septicemia, é quando a infecção se espalha pelo corpo todo, sobrecarrega o sistema imunológico e pode levar à falência de vários órgãos.
Sepse, ou septicemia, é quando a infecção se espalha pelo corpo todo, sobrecarrega o sistema imunológico e pode levar à falência de vários órgãos.
Reprodução/Fantástico
Paloma foi quatro vezes para a UTI, sendo que, em uma delas, permaneceu por mais de três meses. Fez, ao todo, 19 transfusões de sangue e 170 procedimentos com anestesia para tratar as áreas queimadas.
“Eu voltava com muita dor quando passava a anestesia. Eu não suportava. Eu gritava”, relata Paloma Galdino.
Apesar da alta hospitalar, a recuperação ainda vai ser longa.
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra momento em que carro explode em posto na Grande Natal
‘Nasci de novo’, diz vítima de explosão de carro
VÍDEO: Influencer é procurado por atropelar e matar homem
No dia do acidente, Paloma estava no banco do motorista, a mãe dela no carona e a vizinha nos bancos de trás, enquanto o carro era abastecido.
“Minha mãe não conseguia tirar o cinto, aí eu tirei o cinto para ela, falei: ‘Corre!” e chutei ela com os meus pés. Puxei nossa vizinha, que estava atrás, e quando pulei o fogo, eu caí. Aí senti o fogo me puxando. Tudo isso em segundos”, relata Paloma.
Rita Cortez, a vizinha que estava no banco de trás, ficou um mês internada e morreu por conta dos ferimentos. Dona Maria de Lurdes, mãe de Paloma, teve cerca de 30% do corpo queimado. Ela ficou quatro meses internada.
Enquanto Paloma lutava pela vida, a rotina no posto de combustíveis não demorou a voltar ao normal. A explosão foi investigada pela Polícia do Rio Grande do Norte, mas o inquérito ainda não conseguiu definir o que teria provocado o acidente. O laudo foi inconclusivo.
Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte disse que, como “a perícia não apontou o real motivo da explosão, não houve indiciamento”. E o Ministério Público disse não há denúncia porque o inquérito policial ainda não terminou”. Ou seja, ninguém foi responsabilizado.
Veja a reportagem abaixo:
Vítima de explosão de carro em posto de combustível tem alta após um ano
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.