Petrobras lança inteligência artificial capaz de investigar enriquecimento ilícito de funcionários


Ferramenta também monitora patrimônio de devedores da companhia e já está sendo utilizada em casos reais. Petrobras lança inteligência artificial capaz de investigar enriquecimento ilícito de funcionários
Jornal Nacional/ Reprodução
A Petrobras criou uma ferramenta e inteligência artificial que identifica e monitora bens de pessoas e empresas devedoras, com o propósito de recuperar recursos da companhia, anunciou a empresa nesta quarta-feira (7).
Além de monitorar os devedores da companhia, a ferramenta, que foi batizada de Lê-AI, também é capaz de identificar bens ocultos em investigações contra empregados e gestores da empresa em suspeitas de enriquecimento ilícito.
LEIA TAMBÉM
Mercado Livre ultrapassa Petrobras e se torna empresa mais valiosa da América Latina
Lista das maiores empresas do mundo da revista ‘Fortune’ tem 9 brasileiras; saiba quais
Álcool ou gasolina: veja qual compensa mais no seu estado após alta dos combustíveis
Segundo nota da empresa, o programa já está sendo utilizado para análises de casos reais em situações em que a Petrobras pode ter o direito a receber valores devidos.
“A ferramenta amplia sobremaneira nossa capacidade de identificar o patrimônio de terceiros devedores da Petrobras e também de mapear eventuais casos de enriquecimento ilícito de empregados e gestores da companhia”, comenta Mário Spinelli, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.
Para tal, a ferramenta consegue ler escrituras lavradas em cartórios públicos, sejam em formatos de doc, pdf, fotos de texto ou manuscritos, consolidar esses dados e enumerar os bens de empresas e pessoas. O programa também desenvolve tabelas a partir dos dados e é capaz de responder a questionamentos.
De acordo com Spinelli, antes da implementação da ferramenta, toda a verificação de patrimônios era feita manualmente, o que levava horas de análise dos funcionários. Com a inteligência artificial, a equipe que desenvolve esse trabalho já consegue economizar 90% do tempo gasto com a análise de dados.
Justiça decreta prisão de ex-diretor da Petrobras Renato Duque
Preço da gasolina chega perto de R$ 6 por litro após reajuste da Petrobras
Miriam Leitão: política de preços da Petrobras peca pela falta de transparência
Adicionar aos favoritos o Link permanente.