Escultura de Weissmann que sumiu de casa em BH foi leiloada por R$ 2,2 milhões; mas paradeiro é desconhecido


A obra ficava na mesma parede onde estava pintura de Guignard avaliada em R$ 15 milhões. Ela também desapareceu. Obra de Franz Weissmann, divulgado em site de leilão
Reprodução/ Aloisio Cravo Arte e Leilões
A escultura do artista Franz Weissmann, que integrava uma casa em processo de tombamento em Belo Horizonte, foi leiloada em São Paulo, em novembro de 2023. Ela estava na mesma parede da pintura de Guignard, avaliada em R$ 15 milhões. O paradeiro das duas obras é desconhecido.
O Ministério Público investiga as responsabilidades sobre a retirada das obras e a Prefeitura de Belo Horizonte quer que os painéis retornem para o imóvel, na Cidade Jardim, bairro nobre da capital mineira.
Composta por seis formas de alumínio entrelaçadas, a obra de Weissmann aparece no lote 40 do catálogo do penúltimo leilão realizado pela empresa Aloisio Cravo Arte e Leilões, com sede em São Paulo.
A escultura, feita na década de 1950 com 205 cm x 405 cm de dimensão, foi colocada à venda, em 30 de novembro de 2023, pelo lance inicial de R$ 2,2 milhões – a obra mais cara do pregão. De acordo com o leiloeiro Aloisio Cravo, o Weissmann não foi arrematado.
“A obra chegou para o leilão, dez dias antes, uma coisa assim. Veio uma equipe pra instalar na minha galeria, para que ela pudesse ser apreciada pelos colecionadores. Após o leilão, ela foi retirada, ainda no ano passado”, disse Aloisio.
O Weissmann foi a leilão por R$ 2,2 milhões, conforme site da empresa
Reprodução/ Aloisio Cravo Arte e Leilões
Antes de ir a leilão a obra ficava em uma das paredes externas de uma casa de Belo Horizonte, que está em processo de tombamento.
Na parte interna da mesma parede ficava uma pintura de Alberto da Veiga Guignard, de cerca de 11 metros quadrados, intitulada “Visão de Minas” – essa, avaliada em R$ 15 milhões.
Pintura de Guignard ficava na parte interna da casa
Reprodução/ TV Globo
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, “o imóvel, situado na Avenida do Contorno, 7.871, tem dois processos de tombamentos abertos junto ao Patrimônio Municipal, um de 2007 e outro de 2013. Mesmo ainda sem a finalização do processo, o imóvel já passa a ter que se adequar às regras para bens tombados.”
De acordo com Carlos Henrique Bicalho, diretor de patrimônio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, a pintura de Guignard e a obra de Weissmann eram integradas ao imóvel e, por isso, não poderiam ter sido retiradas da casa.
“Quando ele é um bem integrado, ele faz parte da arquitetura, faz parte de um todo, então, aquelas obras só fazem sentido para aquela edificação. Elas sendo retiradas daquele lugar, primeiro que você vai deixar um imóvel, um bem cultural lacunar, faltando um pedaço e aquela obra é um pedaço de alguma coisa que já não existe mais. Então, o bem integrado basicamente é isso: é essa relação simbiótica e indivisível entre a obra de arte e arquitetura”, disse o diretor.
Escultura anunciada no site de leilões, instalado na parede da galeria
Reprodução/ Aloisio Cravo Arte e Leilões
O leiloeiro, Aloisio Cravo, afirma que checou a origem e a procedência da escultura de Weissmann e admitiu saber que a casa onde a obra estava passava pelo processo de tombamento.
“A casa sim, eu soube, me foi dito sobre a casa, mas as obras não. As obras enfim, as obras, quero crer, que não fazem parte do tombamento, né? Você não tomba obra de arte. Você tomba o projeto arquitetônico, né?”, disse Aloisio.
Na casa em BH, escultura estava instalada sobre parede laranja
Divulgação/ Prefeitura de Belo Horizonte
Ainda segundo o leiloeiro, o proprietário da obra “é gente conhecida de notória responsabilidade no mercado de arte, quer dizer, não foi uma coisa que aconteceu à meia-noite. (…) Eu tenho as pessoas com as quais eu trabalho, eu trabalho sempre num circuito de alta confiança. Os leilões só funcionam assim. Então eu tenho certeza que isso rapidamente deve ser esclarecido”, concluiu Aloisio.
Por causa de um acordo de confidencialidade com o cliente, ele não pode revelar o paradeiro da obra. O local para onde foi levado o painel de Guignard também é desconhecido.
Quem é Joseph Weissmann
Joseph Weissmann nasceu na Áustria em 1911 e se radicou no Brasil. Escultor, desenhista, pintor e professor, ele se tornou um dos precursores do movimento construtivista.
Se consolidou como importante criador de esculturas do país. Sua obra tem como traços característicos os contornos de espaços vazados e a valorização das formas geométricas. Ele morreu no Rio de Janeiro, em 2005.
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