Moradores de Fernando de Noronha avaliam novos serviços remotos para emissão de habilitação


Candidatos podem iniciar o processo de formação de condutores e fazer prova teórica de forma remota. Moradores de Noronha contam com novos serviços para habilitação
Os moradores de Fernando de Noronha passaram a ter acesso aos novos serviços para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), neste mês de julho. Os candidatos da ilha avaliaram como positivo a possibilidade de realizar a formação de condutores e fazer a prova teórica de forma remota.
Com a ajuda da tecnologia não é preciso esperar a visita de uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que realizava atendimento uma vez ao ano em Fernando de Noronha, para começar o processo, ou fazer a prova.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
O novo sistema é operado pelos profissionais da autoescola autorizada a realizar o serviço. O teste teórico pode ser feito numa sala monitorada, na Casa da Cidadania, na Vila dos Remédios. O espaço conta com câmeras de segurança.
“O ambiente é totalmente monitorado, tem reconhecimento facial. Temos câmeras na sala e o sistema monitora todas as ações dos candidatos. Saberemos se a pessoa falar, se usar o celular ou se chegar alguém; o sistema vai dar um alerta”, informou a gerente da empresa responsável pelo novo serviço, Ana Cecília Dandrea.
O novo sistema agiliza a emissão da CNH para os moradores. “Podemos concluir mais rápido o processo para emissão da habilitação. Isso vai ajudar muito; com a carteira posso exercer até outra atividade”, disse a marinheira Jaiane Silva.
Jaiane fez a prova teórica para habilitação
Ana Clara Marinho/TV Globo
O auxiliar de manutenção Marcos Silva afirmou que os novos serviços trazem benefícios. “Trabalho na ilha, isso atrapalhava muito. Preciso da habilitação e pretendo fazer todo o processo em Noronha”, avaliou Marcos.
O oficial de manutenção Victor Oliveira também iniciou o processo para conseguir a carteira de motorista sem sair da ilha.
“É muito mais fácil e prático. Sem esse serviço em Fernando de Noronha eu iria esperar férias ou folgas para ir até o continente para fazer os testes”, contou Victor.
A gerente de pousada Carla Fernandes já fez a prova teórica e deu início as aulas práticas. Ela mora na ilha, mas é do Rio Grande do Sul. “Não tenho contato nenhum no Recife e fazer a habilitação lá seria mais complicado, além do custo muito alto”, avaliou Carla.
O candidato pode agendar as provas no Centro de Geração e Renda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h. A prova teórica é aplicada na Casa Cidadania, na Vila dos Remédios.
Depois da prova teórica os candidatos podem inciar as aulas práticas
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.