Unicamp vai pedir reforço no transporte após mudar horário do vestibular e acredita em criar ‘tendência’ com prova pela manhã


Provas de primeira e segunda fase serão realizadas às 9h e não mais à tarde. Comvest vai conversar com governos municipais para tentar aumentar linhas de ônibus. Inscrições foram abertas nesta quinta. Unicamp anuncia mudanças para o vestibular 2025
A comissão responsável pelo vestibular da Unicamp afirmou, depois de anunciar nesta quinta-feira (1) a mudança de horário no vestibular da tarde para a manhã, que vai fazer um pedido especial aos governos das cidades onde haverá aplicação de prova para oferecer um reforço no transporte público. A medida tem o objetivo de tentar dar aos estudantes uma tranquilidade para chegar ao exame, considerando que é uma mudança inédita na história.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“Nós faremos solicitações especiais sobre a possibilidade de reforçar as linhas de ônibus, tanto aqui em Campinas quanto em todas as capitais e cidades grandes que a gente vai realizar a prova. Isso sempre é feito, mas agora que a prova será de manhã, ainda mais. Mas quase todos os estudantes que prestam vestibular estudam de manhã, nós não estamos fazendo nenhuma grande ruptura do ponto de vista dos hábitos”, disse José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest.
(CORREÇÃO: na publicação desta reportagem, o g1 errou ao informar que o prazo para inscrições no vestibular será encerrado em 31 de agosto. Na verdade, as inscrições serão encerradas às 17h do dia 30 de agosto. A informação foi corrigida às 14h12 de 2 de agosto de 2024).
As inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta quinta e seguem até o dia 30 de agosto. Os candidatos vão concorrer a 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos da instituição. Clique aqui para preencher o formulário e fazer o cadastro para o vestibular. A taxa de inscrição é R$ 210.
De acordo com a Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp, a mudança da aplicação das provas, historicamente sempre feita à tarde, deve evitar o calor intenso e os eventos climáticos extremos, como fortes chuvas, comuns no período do ano em que o exame da universidade é realizado. [veja mais detalhes no vídeo acima]
“A preocupação é aquilo que tem se apresentado na prova ao longo dos últimos anos: os eventos climáticos extremos que acontecem no verão. Nós tivemos, nos últimos anos, de forma leve, umas quedas de energia, problemas em ar condicionado, além de alguns exames que ficamos sabendo que tiveram que ser cancelados por conta disso. E nós não queremos fazer isso”, afirmou Neto.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest
Reprodução/EPTV
Apesar de considerar uma mudança que não impacta de maneira drástica a rotina dos estudantes, a comissão reconhece que é um rompimento de padrão, considerando que, os outros dois grandes vestibulares do estado, Fuvest e Unesp, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mantêm provas à tarde. No entanto, José Alves acredita que a alteração pode se tornar uma tendência.
“Acredito que elas [Fuvest e Unesp] vão avaliar sim porque a gente já chegou a ter discussões sobre isso, considerando que temos uma parceria. Mas cada um tem sua própria logística, sua própria dinâmica de distribuição de prova. Como nós tivemos ano passado, um vestibular cancelado, isso acendeu um alerta. No caso da Unicamp, isso impactaria 65 mil pessoas ou mais, então temos que estar precavidos. Então talvez seja uma tendência sim”, explicou ao g1.
Como ficou?
Tanto a primeira fase quanto a segunda do vestibular da Unicamp serão aplicadas às 9h, com duração de cinco horas de prova. A orientação continua sendo para que os candidatos cheguem com antecedência e estejam às 8h nos locais de prova. Veja as datas:
Primeira fase: 20 de outubro
Segunda fase: 1º e 2º de dezembro
Vestibular da Unicamp
Leandro Ferreira/ g1
📚 Carreira de treineiro?
Outra novidade anunciada pela Unicamp foi a criação, no vestibular 2025, da carreira de treineiro para estudantes que não concluíram o ensino médio. Antes, os candidatos com esse perfil que quisessem ter a experiência de fazer a prova da universidade poderiam escolher qualquer curso disponível. Agora, eles devem escolher uma das seguinte opções:
Treineiros de Ciências Humanas/Artes;
Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas;
Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde
Os candidatos que fizerem a prova como treineiro vão ter a classificação divulgada e recebem um certificado de participação. Estes estudantes não participam das provas de habilidades específicas e não são convocados para fazer matrícula.
🌍 Mais uma cidade no Nordeste
A comissão anunciou ainda a ampliação de mais uma cidade no Nordeste que vai a receber o vestibular. Além de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), agora Recife (PE) também terá a aplicação da prova. No total, o exame é realizado em 31 cidades do estado de São Paulo e seis capitais. Confira a relação:
Americana;
Araçatuba;
Barueri;
Bauru;
Botucatu;
Bragança Paulista;
Campinas;
Franca;
Guarulhos;
Indaiatuba;
Jundiaí;
Limeira;
Lorena;
Marília;
Mogi das Cruzes;
Mogi Guaçu;
Osasco;
Piracicaba;
Presidente Prudente;
Ribeirão Preto;
Santo André;
Santos;
São Bernardo do Campo;
São Carlos;
São João da Boa Vista;
São José do Rio Preto;
São José dos Campos;
São Paulo;
Sorocaba;
Sumaré;
Valinhos;
Belo Horizonte;
Brasília;
Curitiba;
Fortaleza;
Recife;
Salvador.
Antes da primeira fase, candidatos aos cursos de música devem realizar, em setembro, provas de habilidades específicas. Outros cursos que exigem conhecimento segmentado, como artes visuais e dança, aplicam os testes em dezembro, após a segunda etapa do vestibular.
Seis técnicas que podem turbinar seus estudos
✏️ Outras modalidades
A Unicamp manteve a possibilidade de inscrição antecipada para candidatos de escolas públicas ou que se enquadram nas cotas étnico-raciais na modalidade Enem-Unicamp.
Os candidatos que se enquadram nesse perfil e optaram pelo Programa de Bônus na Nota Voltado a Estudantes de Escolas Públicas (PAAIS) já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2025, sem precisar fazer uma nova inscrição em novembro.
Além da modalidade convencional e do Enem-Unicamp, a instituição ainda tem duas outras possibilidades de ingresso: o vestibular indígena e as vagas olímpicas, contabilizando 3.340 vagas no total.
Os 69 cursos disponíveis estão distribuídos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP).
📆 Calendário
👤 Inscrições: 1º a 30 de agosto de 2024
💰 Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 10 de setembro de 2024
🎻 Provas de habilidades específicas de música: 20 a 30 de setembro de 2024
✏️ 1ª fase: 20 de outubro de 2024
✏️ 2ª fase: 1º e 2 de dezembro de 2024
🔨 Provas de habilidades específicas: 11 a 13 de dezembro de 2024
✅ Divulgação dos aprovados em primeira chamada: 24 de janeiro de 2025
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.