Viver do esporte nos Estados Unidos é um sonho acessível com o visto correto


Advogada de imigração, especialista em vistos para atletas e profissionais com habilidades extraordinárias, Gisele Ambrosio esclarece as principais dúvidas.  Advogada Gisele Ambrosio explica as soluções para atletas que sonham viver e trabalhar nos EUA
Divulgação
Para muitos atletas ao redor do mundo, competir nos Estados Unidos e até alcançar o sonho olímpico (que por sinal acontecera nos EUA em 2028) representam não apenas uma oportunidade de crescimento profissional, mas também a chance de treinar com os melhores, competir em eventos de alto nível e ainda usufruir de instalações de ponta. Outros fatores que também chamam atenção são o reconhecimento e a valorização do esporte que o país norte-americano oferece, o que proporciona uma visibilidade maior tanto para os atletas quanto para seus patrocinadores, potencializando assim suas carreiras e a conquista de novos patamares.
Entretanto, muitos atletas perdem a chance de viver e competir na “terra das oportunidades” por não conhecerem as opções de vistos disponíveis, segundo a advogada de imigração Dra Gisele Ambrosio. Reconhecida pelo seu trabalho junto a diversos profissionais, sobretudo atletas olímpicos de modalidades como Skate, Vôlei, Futebol, Ginástica Olímpica, TaeKwonDo, Boxe, como também outros esportes como  MMA, BMX, Rodeio entre outros, a advogada reforça que cada tipo de visto é destinado a diferentes objetivos e níveis de desempenho, e que a escolha correta pode ser a chave para transformar esse sonho em realidade. 
De acordo com Gisele, dentre as principais dúvidas, os atletas procuram saber qual o visto ideal para seu objetivo, que pode variar desde a entrada nos Estados Unidos para competir como também para viver e trabalhar com o esporte no país.
Confira as opções apresentadas pela especialista:
Visto B-1/B-2 para atletas amadores
O visto B-1/B-2, geralmente usado para visitas temporárias aos EUA com finalidade de turismo ou negócios, também pode ser utilizado por atletas para treinos e competições pontuais no país. Esse visto permite que os atletas recebam premiações monetárias em competições, desde que paguem impostos sobre o valor do prêmio nos EUA. Contudo, não permite que o atleta viva no país ou trabalhe para um empregador americano. Ou seja, essa opção é mais indicada para aqueles que desejam, apenas, participar de um evento específico ou realizar treinamentos de curta duração.
Visto P-1: para atletas reconhecidos internacionalmente
Para atletas com reconhecimento significativo dentro e fora de seu país de origem, o visto P-1 é uma excelente opção. O visto é ideal para aqueles que vão aos EUA para participar de eventos ou competições e é comum tanto para atletas amadores quanto profissionais. Você vai precisar de um patrocinador ou um agente nos EUA que queira levá-lo para competir naquele país.
O visto P-1 pode ser concedido a atletas individuais ou a equipes inteiras, tornando-se uma porta de entrada para competições de alto nível nos EUA.
Visto O-1: habilidades extraordinárias
O visto O-1, conhecido como visto de habilidades extraordinárias, é destinado a atletas que se destacam nacional ou internacionalmente em suas áreas esportivas. Além do esporte, também se aplica a indivíduos com grande destaque nas artes, ciências, educação ou negócios. Esse visto permite que o atleta viva e treine temporariamente nos EUA, atue em sua área e tenha um empregador americano. Para conquistá-lo você vai precisar de um patrocinador ou um agente nos EUA que queira levá-lo para trabalhar através do visto O.
 Com duração inicial de três anos, o visto O-1 pode ser renovado anualmente e coloca o atleta em uma posição vantajosa para a obtenção do Green Card.  
Alguns dos requisitos são: provas de que já venceu competições (nacionais ou internacionais); comprovação de que já serviu como juiz em competições; comprovantes de presença na mídia, dentre outros requisitos.
Visto EB-1 (Green Card): residência permanente para atletas de elite
Para atletas que demonstraram habilidades excepcionais e são reconhecidos como os melhores em suas áreas, o visto EB-1 é o caminho direto para a residência permanente nos EUA. O documento é destinado a indivíduos de renome nas áreas dos esportes, artes, ciências, educação ou negócios, e pode ser auto-peticionado, sem a necessidade de um empregador. A aprovação do visto EB-1 permite que o atleta aplique para o Green Card, garantindo a oportunidade de viver permanentemente nos EUA.
Seu caminho para o sucesso
Segundo Gisele, para aumentar a sua chance de aprovação no processo, é importante que o atleta recorra a um escritório de direito de imigração licenciado nos Estados Unidos. Junto ao profissional especializado, será possível analisar o caso e avaliar a elegibilidade de cada atleta, conforme o seu objetivo nos Estados Unidos.
“No nosso escritório, por exemplo, analisamos cada caso individualmente, avaliando a elegibilidade de cada atleta, buscando a comprovação de requisitos dentro de sua situação pessoal. Oferecemos assistência especializada durante todo o processo de inscrição, desde a preparação da documentação até a obtenção do visto. Com nossa experiência e conhecimento especializado em imigração para atletas, transformamos o sonho profissional em um caso de sucesso”, explica a especialista, que atende grandes nomes como Letícia Bufoni (Skate), Kelvin Hoefler (Skate), Pâmela Rosa (Skate), Felipe Gustavo (skate), Deiveson Figueiredo (MMA), Ana Paula Ribeiro (Ginástica Rítmica), Emanuelle Lima (Ginástica Rítmica), Alison Cerutti – Mamute (Vôlei de Praia), incluindo também treinadores. 
“A Gisele Ambrosio faz todos os meus vistos desde que eu tinha 14 anos de idade. É minha advogada e a e indico para todos os meus amigos. Ela é a advogada de todos os atletas do Brasil e de de outros países que vêm para os Estados Unidos”, diz a atleta Letícia.
Felipe Gustavo, o Buchecha, se junta ao coro, dizendo: “A Gisele é a melhor. Obrigada por tudo e por tanto!”
Para Gisele, competir nos Estados Unidos é uma oportunidade única que pode elevar o potencial dos atletas a níveis incomparáveis. Com a escolha do visto adequado e o suporte especializado, alcançar esse sonho está ao alcance, desde que seja orientado da maneira certa por um profissional qualificado. 
“Esse trabalho com os atletas é muito especial. Criamos laços de amizade, eles se tornam parte da nossa família. Nós vivemos esse sonho juntos. Não tem preço ver o atleta alcançar o seu potencial máximo e essa realização de vida”, conclui a advogada.
Quem é Gisele Ambrosio
Advogada de grandes nomes do esporte brasileiro e do mundo, licenciada no Brasil e nos Estados Unidos, Gisele Ambrosio conta com mais de 20 anos de experiência. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Direito pela California Western School of Law, em San Diego, a advogada tornou-se especialista em obter vistos de trabalho e Green Cards para profissionais de alta performance que visam morar e trabalhar nos Estados Unidos. Dentre suas expertises, Gisele é referência internacional na área esportiva.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.