Leandro Vieira se rende ao sucesso de Tia Rose, a manicure passista de 63 anos: ‘A vaga no carro é sua’


Performance de Tia Rose durante teste de passistas viralizou: ela não passou, mas brilhou e ganhou lugar de destaque no desfile. Tia Rose participa de seleção da ala dos passistas e ganha espaço especial na Imperatriz
O sucesso viral de Tia Rose, a manicure de 63 anos que brilhou em teste de passistas na quadra da Imperatriz Leopoldinense, na terça-feira (23), tocou o coração do carnavalesco Leandro Vieira.
Rosimary do Nascimento Freitas não passou na seleção para a ala de passistas, mas teve o talento e carisma recompensados: ‘A vaga no carro é sua’, declarou Vieira em encontro com a Tia Rose.
A aclamação popular começou na noite de terça-feira (22), quando a quadra aclamou a candidata que entrava dando os primeiros passos. Ela cumprimentou os músicos que executavam o samba e performou diante dos jurados sem timidez.
De lá para cá, a passista se tornou um dos assuntos mais comentados de quem acompanha os preparativos para o carnaval.
“Carnaval não tem idade. É expor a alegria, o afeto com o público e com todos. É a união de culturas, de raças, de fé”, destacou Tia Rose ao g1.
“Quando abriu inscrição para [ala] da comunidade, eu e três amigas fomos e, quando chegamos lá, as vagas já tinham sido preenchidas. Mas tinha uma lista de reserva. Caso surgisse oportunidade, eles informavam no grupo da escola. Ficamos no aguardo. Foi aí que colocaram o anúncio da ala das passistas”, explicou Tia Rose.
As amigas se questionaram se deveriam participar. Tia Rose não teve dúvidas. Mas sabendo que não estava nos moldes de uma passista tradicional, ela só questionou a organização se o concurso tinha limite de idade. Como não tinha, o caminho estava aberto.
“Eu fiquei pensando naquilo e decidi ir até lá. E fui. Eu perguntei antes se tinha limite de idade e como era a inscrição”, contou.
Tia Rose durante apresentação em processo de seleção para ala das passistas da Imperatriz Leopoldinense
Divulgação/ Imperatriz Leopoldinense
Candidata
A seleção anual de passistas da Imperatriz Leopoldinense contou com 86 candidatas. Com o número 77 preso no peito, ela esperou a vez com a certeza de, se pelo menos não conseguisse a vaga para desfilar, seria uma nova experiência.
A candidata a passista é viúva e tem um casal de filhos. Roberta Nascimento, filha dela, que já desfilou pela Imperatriz, soube que a mãe estava tentando garantir um lugar no desfile graças à ligação de um amigo.
“Ela vinha me falando, durante a semana, sobre a audição de passistas da Imperatriz. Eu cheguei a perguntar: ‘Você vai se inscrever?’, mas ela não me respondeu. E ela foi, com essa coragem e brilho. Na hora, um amigo meu ligou falando: ‘Roberta, tem uma senhora aqui na quadra muito parecida com você’”, contou a filha.
A jovem só teve tempo de abrir as redes sociais e se juntar às 2 mil pessoas que assistiram a transmissão ao vivo com a performance da mãe. Quem acompanha carnaval e não viu na hora, acompanhou pelas inúmeras postagens feitas nas redes sociais. Algumas tiveram mais de 100 mil visualizações.
“Foi emocionante. Eu fiquei emocionada e feliz com todo o carinho que a escola deu para ela, que a abraçou. Minha mãe é aquilo ali, uma pessoa que acredita na vida e deseja viver”, disse Roberta.
Tia Rose terminou apresentação aclamada em seleção para a ala das passistas da Imperatriz Leopoldinense
Divulgação/ Imperatriz Leopoldinense
Seleção
A Imperatriz Leopoldinense levará para a avenida no ano que vem o enredo ’Ómi Tútu ao Alafon – Água fresca para o senhor de Ifón’, que conta a história da ida de Oxalá ao reino de Oyó com a intenção de visitar Xangô.
Apesar da repercussão, Tia Rose não desfilará na ala dos passistas da Imperatriz Leopoldinense no ano que vem. Foram selecionados 4 homens e 5 mulheres.
Porém, diante da vontade que ela demonstrou em representar a escola, foi convidada a ocupar uma vaga especial no desfile, mas não foi revelado qual o espaço que ocupará. Tia Rose também foi convidada a fazer parte dos shows artísticos da Imperatriz Leopoldinense.
Tia Rose e Roberta
Arquivo pessoal/ Rosimary do Nascimento Freitas
Após o sucesso, ela conta com a ajuda da filha para responder as mensagens de carinho que recebeu. Questionada se deseja deixar uma mensagem para quem se impressionou com sua performance na seleção, ela é direta.
“A gente tem que esquecer a idade e viver a vida. Aproveitar o melhor que podemos dar para a vida, sem colocar a idade como uma barreira”, finalizou Tia Rose.
Tia Rose dança na seleção da ala das passistas da Imperatriz Leopoldinense
Divulgação/ Imperatriz Leopoldinense
Adicionar aos favoritos o Link permanente.