Companhia dos Tortos propõe encontro sensível de gerações por meio de espetáculo circense no Centro de Referência do Idoso


Com início às 9h30, peça ‘Quem Não Tem Lona Pede Carona’ conta com tradução em Libras, nesta quinta-feira (25), na Vila Dubus, em Presidente Prudente (SP). Cia dos Tortos apresenta ‘Quem Não Tem Lona Pede Carona’ nesta quinta-feira (25), no Centro de Referência do Idoso (CRI)
Ricardo Avellar
O Centro de Referência do Idoso (CRI) “Feliz Idade” será palco do espetáculo gratuito que a Cia dos Tortos traz para Presidente Prudente (SP) nesta quinta-feira (25), na Vila Dubus. Com início às 9h30, “Quem Não Tem Lona Pede Carona” conta com tradução em Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Voltado para o público da terceira idade, a peça propõe um encontro sensível entre diferentes gerações e desafia o tempo para contar a história de dois experientes artistas de cabelos brancos, Sizu e Palhita, ao longo de 55 minutos.
Interpretados pelos atores Paloma Natácia e Pedro Fontana, a dupla viaja por suas memórias de vidas no circo, convidando a plateia, principalmente pessoas idosas, para também reviver momentos afetivos com essa arte.
Cia dos Tortos apresenta ‘Quem Não Tem Lona Pede Carona’ nesta quinta-feira (25), no Centro de Referência do Idoso (CRI)
Ricardo Avellar
Rindo das confusões e palhaçadas, eles demonstram a importância do amor e do cuidado um com o outro, mas também a sintonia e a conexão criada no passado com aquelas pessoas que os assistiam.
“O que propomos é um olhar afetuoso para um grupo de pessoas que têm contribuições sociais e artísticas para todas as gerações, valorizando e exaltando o seu valor, contribuindo na construção de uma coletividade mais alegre, reflexiva e com mais equidade. Lembrando sempre às pessoas de que rir é um ato de união e resistência”, ressaltou a dupla.
A peça é inspirada em memórias de artistas que construíram suas trajetórias nos circos brasileiros, como Gachola, Bagunça, Reco-Reco e Marília de Dirceu, todos atualmente com mais de 60 anos, e no documentário “Circo Paraki” (2011), com direção de Mariana Gabriel, Priscila Jácomo e Eduardo Rascov, que dá voz a figuras circenses pouco valorizadas ao longo das transformações do circo no Brasil.
Cia dos Tortos apresenta ‘Quem Não Tem Lona Pede Carona’ nesta quinta-feira (25), no Centro de Referência do Idoso (CRI)
Ricardo Avellar
‘Fortalecendo vínculos’
Parceiro de instituições que atuam com pessoas idosas em cidades descentralizadas da capital, o projeto “contribui na formação de público para a arte circense e também fortalece a relação que a pesquisa do espetáculo tem com o resgate da memória de diversas pessoas com mais de 60 anos”.
As ações fazem parte do projeto “Circo Carona visita: fortalecendo vínculo”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura, segundo os artistas.
Cia dos Tortos apresenta ‘Quem Não Tem Lona Pede Carona’ nesta quinta-feira (25), no Centro de Referência do Idoso (CRI)
Ricardo Avellar
Além da peça, serão realizados cinco encontros virtuais com tradução em Libras e participação de companhias parceiras, que refletirão em conjunto sobre essa temática. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais.
A temporada passará ainda por outras cidades paulistas, “contratando profissionais de cada uma dessas regiões para executar diversas funções dentro do projeto, visando fortalecer o cenário cultural destes territórios”.
Serviço 🎪
O Centro de Referência do Idoso (CRI) “Feliz Idade” está localizado na Rua Ribeiro de Barros, nº 1.347, na Vila Dubus, em Presidente Prudente.
O local comporta 100 pessoas e não é necessário retirar ingressos previamente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.