
Materiais serão coletados pela Fundação Cultural. Objetivo é reunir itens que mostrem a identidade varginhense relacionada à suposta aparição extraterrestre em 1996. Fundação Cultural de Varginha reúne documentos e materiais relacionados ao caso ET
A Fundação Cultural tem recolhido objetos relacionados à suposta aparição extraterrestre em Varginha (MG) no ano de 1996. A ideia é reunir jornais, revistas, vídeos e até mesmo bonecos que registrem a repercussão do caso.
Os materiais vão ser parte do acervo pertencente ao Centro de Documentação e Memória, localizado no prédio da Estação Ferroviária. Os itens podem ser doados ou serem compartilhadas cópias.
Caixa d’água nave e pintura ET de Varginha
Franco Jr./g1
“A pessoa pode trazer o material aqui e a gente faz a digitalização. Se for um jornal, a gente escaneia. Se for um vídeo, a gente grava, passa para um computador ou tira alguma foto se for algum outro tipo de material”, explica o jornalista da Fundação Cultural de Varginha, Agnaldo Montesso.
Para contribuir, basta entrar em contato pelo telefone (35) 3690-2718 ou pelo e-mail patrimoniocultural@fundacaoculturaldevarginha.com.br. Logo após, uma equipe irá agendar o recebimento ou recolher o material nas residências das pessoas interessadas em colaborar.
Atualmente, a Fundação Cultural possui um dossiê completo sobre o caso do aparecimento do ET, com 403 páginas, que constitui a primeira parte do acervo.
Relembre o caso do ET de Varginha
Varginha, no Sul de Minas, é conhecida pela suposta aparição extraterrestre desde quando três meninas afirmaram ter visto um ser estranho em 20 de janeiro de 1996. Conhecido como “incidente de Varginha”, o caso até hoje é referência ufológica no mundo.
Kátia Xavier, Valquíria Sílvia e Liliane Sílvia descreveram a criatura como um alienígena com “pernas, braços, chifres, pele marrom e olhos vermelhos”.
O caso foi manchete no Brasil inteiro e marcou a história dos anos 1990 no país. Desde então, foram criadas diversas teorias, versões da história e levou estudiosos a buscarem respostas e explicações.
Caso de ET de Varginha ainda traz dúvidas e mistérios
Arte / Renato Munhoz / EPTV
Na época, autoridades locais precisaram desmentir, mais de uma vez, que o tal ser havia sido capturado e que havia informações concretas sobre o suposto alienígena.
Varginha tornou-se, à época, o centro das atenções de pesquisadores e ufólogos que passaram a falar sobre o “ET de Varginha”. E mesmo após 28 anos, ainda há especulações que giram em torno da suposta aparição, caso que acabou se tornando um folclore local.
VEJA TAMBÉM
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas