Acusados de assaltar e atirar em idoso em Santarém são condenados há mais de 20 anos de prisão


Guilherme Campos Palha (Bazão) e Wesley Viana Cunha devem cumprir pena em regime inicial fechado. Guilherme Campos Palha confessou ter atirado em Carlos Sousa dos Santos, de 65 anos
Divulgação
O juiz titular da 1ª Vara Criminal de Santarém, no oeste do Pará, Alexandre Rizzi, condenou nesta quarta-feira (24), os acusados de assaltar e atirar em Carlos Sousa dos Santos. A vítima, que na época tinha 65 anos, morreu dois dias após receber tiro disparado por Guilherme Campos Palha, conhecido como “Bazão”, durante assalto em frente à casa da vítima no bairro Aeroporto Velho. Guilherme roubou o celular da vítima e fugiu do local em motocicleta pilotada pelo comparsa Wesley Viana Cunha.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Após analisar a tese da promotoria criminal, o juiz Alexandre Rizzi fixou a pena de 26 anos, 2 meses, e 20 dias de reclusão, e 14 dias-multa, para Guilherme Campos Palha, que nas imagens do dia do crime aparece roubando o celular da vítima e disparando o tiro que atingiu o abdômen do idoso.
Já para Wesley Viana Cunha, que pilotava a motocicleta usada no deslocamento da dupla, o juiz fixou a pena de 23 anos de reclusão, e 14 dias-multa.
De acordo com a sentença, a pena de reclusão deverá ser cumprida em regime inicial fechado. Rizzi autorizou os réus a recorrerem em liberdade, uma vez que ambos responderam ao processo nessa condição.
Carlos Sousa dos Santos teve o celular roubado antes de ser baleado
redes sociais
Quanto ao aparelho celular da vítima, o juiz determinou a restituição para o filho de Carlos. Já a motocicleta que foi usada pelos assaltantes, e que consta registro de furto/roubo na base do Detran, e pertence à Aurenice Rodrigues dos Santos, Rizzi determinou a intimação da proprietária, inclusive por edital se necessário, para a devolução do veículo.
O crime
Um idoso de 65 anos foi vítima de assalto quando conversava ao telefone com um filho, na frente de sua casa no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, oeste do Pará, em junho de 2022.
O autor do disparo, identificado como Guilherme Campos Palha (Bazão), chegou ao local em uma motocicleta pilotada por Wesley Viana Cunha, que na época, era menor de idade.
Ao perceber a distração do idoso Carlos Sousa dos Santos ao celular, Guilherme desceu da motocicleta, anunciou o assalto e arrancou o celular da mão da vítima. Depois subiu na moto e antes de deixar o local deu um tiro de arma de fogo que atingiu o idoso no abdômen. A ação foi registrada por câmeras de segurança. (vídeo abaixo)
Veja momento que idoso foi baleado durante assalto no bairro Aeroporto Velho
Apesar ser atingido por um tiro, Carlos gritou por socorro. Um agente de limpeza que passava pelo local e um vizinho de Carlos foram os primeiros a chegar até a vítima e tentar acalmá-lo até a chegada de socorro.
Carlos Sousa dos Santos morreu dois dias depois no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.