Sorocaba identifica 1º caso de raiva em morcego em 2024


Animal foi capturado no dia 1º de julho, no Jardim das Magnólias. Resultado do exame foi divulgado nesta quarta-feira (24). Segundo a prefeitura, não há registro da doença em seres humanos ou animais domésticos. Prefeitura identifica 1º caso de raiva em morcego em Sorocaba (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Um morcego capturado no dia 1º de julho, no Jardim das Magnólias, em Sorocaba (SP), testou positivo para raiva. O resultado foi divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (24). Este é o 1º caso da doença registrado na cidade em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, foi feita uma ação de orientação em um raio de 500 metros de onde o animal foi encontrado. Além disso, foi feita uma busca por outros possíveis contatos de morcegos com humanos e animais domésticos.
Segundo a prefeitura, não há registro da doença em seres humanos ou animais domésticos neste ano.
Orientações
Os morcegos são animais silvestres altamente adaptados aos ambientes urbanos. Segundo a prefeitura, as espécies, encontradas até hoje em Sorocaba, se alimentam de insetos, frutas ou néctar das flores e possuem grande importância ecológica.
Eles são protegidos por lei ambiental, ou seja, a captura ou maus-tratos contra o animal são proibidos.
A Zoonoses recolhe o animal somente em casos de comportamentos suspeitos. São eles:
Voando durante o dia;
Voando em locais baixos, próximo ao chão;
Caídos ou mortos.
Caso o morador encontre um morcego em situação atípica, pode colocar um balde ou caixa em cima do animal e acionar a Zoonoses por meio do telefone: (15) 3229-7333, das 8h às 17h, ou a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.
Importante: em hipótese alguma o munícipe deve tocar no morcego, e cães e gatos devem ser afastados do local.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.