John Mayall, ícone do blues britânico, morre aos 90 anos nos EUA


Como líder da banda The Bluesbreakers, ele desenvolveu um estilo sofisticado e foi figura influence de subestilo progressivo do blues. Causa da morte não foi informada. John Mayall se apresenta no Best of Blues Festival, em São Paulo, em 2013
Andre Velozo/Divulgação
John Mayall, pioneiro do blues britânico dos anos 60 e figura influente na cena rock, morreu nos Estados Unidos aos 90 anos, anunciou sua família.
Segundo publicação nas redes sociais do músico, ele morreu na segunda-feira (22) em sua casa, no estado americano da Califórnia, mas a causa não foi mencionada.
“Os problemas de saúde que forçaram John a encerrar a carreira levaram um dos maiores viajantes do mundo a descansar em paz”, disse o comunicado.
Nascido em 1933 em Macclesfield, perto de Manchester, Mayall chegou a Londres em 1963. Formado em Belas Artes, decidiu abandonar o trabalho como designer gráfico para se dedicar ao blues, estilo com raízes na população negra dos Estados Unidos.
Como líder da banda The Bluesbreakers, desenvolveu um estilo sofisticado. Emigrou para a Califórnia em 1968, onde continuou a desenvolver seu blues progressivo.
No início dos anos 60, ele e os Bluesbreakers se tornaram referência do gênero no Reino Unido. Foi ao lado do grupo que Eric Clapton se desenvolveu como guitarrista de blues.
John Mayall foi “um grande pioneiro do blues britânico”, disse o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, em suas redes sociais. Mayall deixou seis filhos, sete netos e quatro bisnetos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.