Pesquisadores vão analisar qualidade da água dos poços em Macapá


Projeto quem vai ter duração de 1 ano deve ser realizado com o colegiado de ciências ambientais da universidade. Veículo é 100% elétrico
Mariana Ferreira/g1
A Universidade Federal do Amapá (Unifap), recebeu na manhã desta quarta-feira (24), um laboratório móvel que busca pesquisar sobre a qualidade da água dos poços da capital.
O laboratório é uma doação da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) à universidade e irá atuar em parceria com o colegiado de ciências ambientais da Universidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Como vai funcionar
Durante o projeto, serão coletadas amostras do líquido de domicílios de Macapá para uma avaliação do tipo de produto que esses moradores estão consumindo. 
A ideia também é entender como funciona a dinâmica dos poços na capital. Segundo Karla Araújo, líder de laboratório de controle de qualidade da CSA, com o estudo será possível observar os momentos do ano em que os poços enchem e secam.
“São dados que mostram a qualidade e também nos fazem entender como funcionam esses poços aqui da região. Precisamos compreender como funciona esse fluxo d’água investindo em pesquisas”, destacou Karla.
Além disso, Karla explicou ao g1 que todos os poços estão interligados, já que se trata do lençol freático. Com a análise, doenças com potencial hídrico serão descobertas.
O projeto busca beneficiar tanto a população de forma direta quanto indireta. Já que a CSA também tem poços privativos.
“Essa doação representa para o grupo Equatorial o controle do que fornecemos para a população. Queremos saber quais os organismos presentes nesses poços e como podemos atuar” afirmou Karla.
Leia mais matérias da editoria de utilidade pública
Espaço é equipado com materiais para a realização de testes.
Mariana Ferreira/g1
O laboratório, a princípio, vai ficar na área da Unifap, a partir disso, o colegiado de ciências ambientais fica responsável pela condução da unidade. 
Segundo a professora Karina Valverde, coordenadora do projeto, parte dos estudos serão feitos dentro do laboratório e outros serão verificados no departamento de ciências ambientais da Unifap.
“Vamos analisar tanto a parte estética quanto a técnica para visualizar a questão de saúde pública. Serão resultados a curto e longo prazo, já que vamos devolver a partir desse projeto estudos com base científica”, destacou a coordenadora.
De acordo com a professora, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45% da população do Estado usa água subterrânea diariamente.
A parceria deve durar por cerca de um ano, após esse período os resultados ainda deverão ser usados como objeto de pesquisa.
O veículo, que é 100% elétrico, é uma doação como parte do fomento à pesquisa nos últimos dois anos de atuação da Concessionária no Estado, dentro dos programas E+ saúde E+ mobilidade elétrica.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.