O espetáculo das baleias-francas na costa de Santa Catarina começou com um show imperdível! O primeiro sobrevoo da temporada de 2024 registrou um recorde de 99 animais marinhos no Litoral Sul do estado. Foram avistados 38 pares de fêmeas com filhotes, incluindo um semialbino, e 23 adultos solitários.
O sobrevoo, realizado pelo Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, cobriu toda a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, desde Florianópolis até Balneário Rincão (SC), incluindo também Torres (RS).
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Um dos momentos mais marcantes do sobrevoo foi o reencontro com a baleia B228, facilmente identificável por uma mancha cinza em seu dorso. Essa visitante frequente já deu à luz vários filhotes em Santa Catarina, o último em 2019. Outro destaque foi a observação de um filhote semialbino, nascido de uma fêmea que também costuma visitar o litoral catarinense, catalogada como B401.

A equipe de monitoramento também chamou a atenção para a grande quantidade de baleias adultas sem filhotes (proporção de 1 para 3 das baleias avistadas), um fenômeno inédito nos últimos anos. Esses animais adultos foram observados principalmente ao sul de Florianópolis (Morro das Pedras) e no Litoral Sul do estado. Outro ponto interessante foi a intensa interação social entre os grupos de baleias adultas, o que pode indicar a formação de casais para reprodução.
As maiores concentrações de baleias por município foram registradas em:
- Florianópolis (17)
- Garopaba (20)
- Imbituba (22)
- Laguna (26)
- Sul de Santa Catarina (13)
- Itapeva – RS – sul de Torres (1)
“A região costeira de Imbituba é um ponto crucial de aproximação das baleias-francas, e o monitoramento é fundamental para garantir a conservação e a segurança da espécie, em conjunto com as operações portuárias”, afirma Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente do Porto de Imbituba.
Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFranca, destaca que “a temporada começou mais cedo do que o esperado, com um número de animais bem acima da nossa expectativa. Este é o maior registro de baleias para o mês de julho, superando as 68 baleias catalogadas em 2015. Ainda não sabemos se isso indica uma temporada recorde ou se a visita das baleias foi antecipada.”

Para Paulo Márcio de Souza, chefe do departamento de saúde, segurança e meio ambiente do Porto de Imbituba, “Imbituba foi a última armação baleeira a ser desativada no Litoral catarinense, e temos uma dívida com esses animais magníficos. O programa de monitoramento de cetáceos é uma forma de compensar o passado e de continuar os estudos necessários para a preservação da espécie. O Porto de Imbituba realiza essa ação com muito carinho e cuidado.”
Monitoramento constante para garantir a segurança de todos
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba 2024 teve início na última semana de junho e segue até novembro. Além dos sobrevoos, equipes em terra realizam observações diárias a partir de pontos fixos nas praias do Porto e da Ribanceira em Imbituba.

Leia mais
Ocorrências de incêndio com fogões à lenha, lareira e aquecedores aumentam 150% no inverno em SC
Blumenauense Bruna Rodrigues é a nova técnica da Seleção Brasileira de Basquete Feminino
Homem suspeito de ter envolvimento com jogo do bicho é preso em Blumenau
O post Espetáculo no mar! Baleias-francas são avistadas no litoral de SC; veja as fotos apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.