Uso de nome social no título de eleitor cresce 317,5% em quatro anos na região de Piracicaba


A quantidade passou de 74 para 309 no período, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Inclusão do nome social passou a ser garantida após uma portaria de 2018. Título de eleitor
TRE-MS/Arquivo g1
O número de eleitores que solicitaram o uso do nome social no título aumentou 317,5% em quatro anos na região de Piracicaba (SP). A quantidade passou de 74 para 309 no período, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O número atual representa 0,03% do total de eleitores na região, que em 2024 é de 961.074 ao todo. Em 2020, último pleito municipal, a quantidade de eleitores com nome social representava 0,007% do total.
Piracicaba é a cidade da região com maior número de eleitores com nome social no título, com 121. Na última eleição municipal eram 26 pessoas com nome social. Veja na tabela a quantidade por cidade 👇

Pessoas transgênero e travestis passaram a ter direito à inclusão do nome social no título de eleitor após uma portaria do TSE de 2018.
A medida considerou a autodeclaração suficiente para a emissão do documento, não sendo preciso apresentar outro documento oficial com o nome retificado e nem comprovar a realização de cirurgia de adequação de gênero, por exemplo.
O prazo para incluir o nome social no título para as eleições de 2024 se encerrou em 8 de maio. Agora, o eleitor que deseja fazer a mudança deverá aguardar os prazos e calendário eleitoral de 2026.
Neste ano, os eleitores vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A votação acontece nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, nas cidades que houver).
Evolução do eleitorado 📊
O número de pessoas aptas a votar em Piracicaba e região em 2024 cresceu 1,34%, segundo as estatísticas do TSE. Ao todo, as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba têm 961.074 eleitores.
A região registrou um crescimento de forma geral no eleitorado em comparação com 2020, mas em metade das cidades o número apresentou queda, segundo o TSE.
Em Capivari, Cosmópolis, Elias Fausto, Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Rafard e Santa Bárbara d’Oeste, a quantidade de pessoas aptas a votar caiu em quatro anos.
Na metrópole, houve uma alta de 7,4% no número de eleitores. Mas foi na menor cidade da região, Águas de São Pedro, onde foi registrada a maior alta de eleitores, com 11,1% a mais do que o último pleito municipal.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.