Leilão da BR-262 entre o Triângulo Mineiro e a região metropolitana de BH que prevê investimentos de R$ 8,5 bilhões é marcado para outubro


Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre as melhorias previstas estão: 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, além de outras infraestruturas. Trecho da BR-262, em Uberaba
Reprodução/TV Integração
O novo leilão de concessão da BR-262, entre as cidades mineiras de Uberaba, no Triângulo Mineiro e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi marcado para o dia 31 de outubro de 2024. O edital para o trecho foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na segunda-feira (22).
A duração do contrato é de 30 anos e prevê mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos na rodovia. A portaria com as regras está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23) e o edital está disponível no site da Agência.
Os 438,9 km da BR-262, agora batizada como Rota do Zebu, a serem leiloados integram atualmente o trecho sob concessão da Triunfo Concebra, que está em processo de devolução. A concessionária pediu nova licitação para o trecho, mas depois resolveu devolvê-lo ao Governo Federal.
Além da 262, a Triunfo Concebra administra as BRs 060 e 153 nos estados de Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
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Modalidade
De acordo com o edital, o critério do leilão será o maior desconto tarifário, exigindo aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa. O depósito deve ser realizado pela concessionária para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto durante os 30 anos de concessão. Esta abordagem visa reinvestir os recursos no projeto através de vários mecanismos contratuais.
Considerando que se trata de um trecho em fase de devolução, a proposta inclui a transição operacional entre a operadora atual, Triunfo Concebra, e a futura concessionária. Para isso, a nova administradora deverá elaborar um plano de transição para assegurar a continuidade dos serviços. A expectativa é que o contrato seja firmado no primeiro trimestre de 2025.
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Melhorias
“A nova concessão retomará investimentos neste importante corredor logístico de Minas Gerais, que envolve o transporte do agronegócio, mineração e o comércio em geral. Com o projeto, estamos buscando prover infraestrutura terrestre de qualidade”, destacou o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
A nova concessão inclui a BR-262 com início no entroncamento com a BR-381, em Betim, até o entroncamento com a BR-050, em Uberaba.
Entre as melhorias previstas estão: 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, duas correções de traçado, 10 viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape, 100 pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído, 9 caixas de produtos perigosos, 3 passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.
Trecho, atualmente sob concessão da Triunfo Concebra, está em processo de devolução
Triunfo Concebra
Tecnologia
Ainda segundo a ANTT, além das melhorias na estrutura da rodovia, a concessão contará com maior emprego de tecnologia.
No contrato estão previstas a instalação de um sistema de Detecção Automática de Incidentes, Sistema de Apoio à Gestão do Tráfego e duas unidades meteorológicas. Em termos de monitoramento, a rodovia também contará com um amplo circuito fechado de TV, com 221 câmeras distribuídas pelo trecho, além de 50 em passarelas e 28 em edificações.
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