No AP, audiências públicas discutem criação de Distrito Industrial Pesqueiro


Atuantes do setor pesqueiro de 5 municípios são ouvidos para a criação de um melhor e mais favorável ambiente para a pesca. Audiência pública discute a criação do Distrito Industrial Pesqueiro no Amapá
Isadora Pereira/g1
Nesta terça-feira (23) foi feita uma das audiências públicas que tratam sobre a criação do Distrito Industrial Pesqueiro no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá.
As audiências estão previstas para acontecer em todos os municípios do Amapá. A primeira aconteceu em Oiapoque, no início do mês de julho e segue até o mês de agosto em mais 3 municípios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Veja o cronograma das próximas audiências:
Calçoene – 26 de julho (sexta-feira)
Amapá – 27 de julho (sábado)
Macapá – 6 de agosto (terça-feira)
O Paulo Nogueira, secretário do Estado da Pesca, disse ao g1, que o novo complexo vai garantir a criação de políticas públicas, melhorando o setor do pescado, e por consequência aumentando a qualidade do produto consumido pela população amapaense, sendo produzido e consumido no próprio estado.
“Nós queremos gerar emprego no estado Amapá. Com 11 mil empregos aproximadamente, dá para se ter uma arrecadação de 20 milhões só do pescado”, disse Nogueira.
Além disso, na audiência foi destacado que a criação do complexo, além da geração de novos empregos, estimula a economia.
O Benedito Pantoja da Silva, é um pescador do município de Santana. Ao g1, ele contou que espera que a criação do Distrito Industrial melhore as suas atuais condições de trabalho e que o projeo do complexo saia do papel e chegue na prática.
“A gente tem despesa com rede, com combustível, com gelo. Então, tudo isso se torna muito difícil. Eu, como pescador, espero que isso melhore e que as coisas passem a funcionar, porque precisamos de uma ajuda aqui na pesca. Precisamos melhorar a estrutura”, contou o pescador
Pescador de Santana destacou as despesas na venda dos peixes
Isadora Pereira/g1
O presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Amapá (Fepap), Leidinaldo Gama, disse que as audiências estão dialogando com os empreendedores e fazendo o encaminhamento das ideias.
“É importante que os pescadores tenham esse representante para eles estarem justamente chamando a atenção do poder público para essa eficiência, para quando realmente for criado as necessidades sejam atendidas”, destacou o presidente
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.