Homem que se passava por médico e ‘espião da Abin’ para aplicar golpe em mulheres é preso no DF


Segundo polícia, Nilbert Meira de Oliveira criou ‘pirâmide financeira do amor’ e convencia vítimas a transferir dinheiro para ‘investimentos’. Ele já havia sido preso em 2015, suspeito de matar o próprio pai. Jaleco utilizado pelo suspeito, com nome falso.
Reprodução
Um homem de 35 anos foi preso, nesta segunda-feira (22), na Asa Norte, por suspeita de estelionato. Segundos as investigações, para aplicar o golpe, ele se apresentava para as vítimas com nomes falsos e se passava por médico, dono de cassino e até espião da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
De acordo com a Polícia Civil (PCDF), Nilbert Meira de Oliveira mantinha relacionamento amoroso com as vítimas e as convencia a transferir dinheiro para “investimentos” em uma espécie de “pirâmide financeira do amor”. Ele prometia lucro para novas vítimas usando o dinheiro transferido pelas vítimas anteriores.
Ainda segundo a PCDF, Nilbert já havia sido preso em 2015, suspeito de matar o próprio pai para obter R$ 400 mil do seguro de vida.
Ele é investigado pelos seguintes crimes:
Estelionato qualificado: utilização de identidade falsa para induzir a vítima a erro e obter vantagem econômica ilícita;
Associação criminosa: organização de um grupo para a prática de crimes financeiros;
Lavagem de capitais: ocultação e dissimulação de recursos obtidos ilegalmente;
Violência patrimonial e psicológica: relação afetiva para obter vantagens econômicas ilícitas;
Ameaça: envio de áudios ameaçadores à vítima.
O g1 ainda não havia conseguido localizar a defesa do suspeito até a última atualização desta notícia.
Ameaças
De acordo com as investigações, quando as vítimas cobravam o valor total investido, Nilbert passava a ameaçá-las.
“A próxima vez que tiver alguma situação como essa, possa ser que você não tenha uma nova oportunidade de vida”, afirma Nilbert em áudio enviado para uma das vítimas.
A polícia informou que já foram identificadas pelo menos quatro vítimas dos golpes do suspeito:
2022: vítima relatou que Nilbert, seu ex-namorado, a perseguiu utilizando identidade falsa. Ele já havia sido preso anteriormente por matar o pai da vítima;
2023: vítima foi convencida por Nilbert, sob falsa identidade, a investir dinheiro;
2023: vítima manteve um relacionamento com Nilbert, que a convenceu a fazer empréstimos sob a promessa de retorno financeiro. Ele utilizou identidade falsa e ameaçou a vítima quando ela tentou recuperar o dinheiro;
2023: Nilbert ameaçou vítima e sua família após uma transação comercial dar errado.
Prisão
Homem é preso após usar identidades falsas para enganar vítimas.
De acordo com a 5° Delegacia de Polícia, que investiga o caso, uma busca pelo suspeito foi realizada na segunda-feira (22), por volta das 17h. Nilbert foi visto com uma mulher próximo ao seu carro no Setor Militar Urbano (SMU).
Na abordagem da polícia, o suspeito puxou a mulher para dentro do carro e fugiu em alta velocidade, quase atropelando um dos agentes. A polícia solicitou apoio da Polícia Militar (PMDF), que ajudou nas buscas pelo suspeito.
O carro foi encontrado na quadra 706 da Asa Norte, com o pneu furado, onde Nilbert foi encontrado e preso. A mulher que estava com ele afirmou que não sofreu agressão física e prometeu colaborar com a polícia.
Nesta terça (23), foi cumprido um mandado de busca em um endereço relacionado a uma possível integrante da associação criminosa de crimes financeiros.
LEIA TAMBÉM:
VIOLÊNCIA CONTRA INDÍGENAS: número de assassinatos aumentou 15% em 2023; foram mais de 200 vítimas, diz Cimi
ÁLCOOL NO PÃO DE FORMA: PMDF diz que pode fazer ‘reteste’ do bafômetro quando motorista afirmar que não ingeriu bebida alcoólica
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.