Homem que atacou Cristiano Zanin em aeroporto é condenado a pagar indenização a ministro


Luiz Carlos Bassetto gravou vídeo fazendo ofensas e ameaçando ministro em janeiro de 2023, época em que Zanin ainda atuava como advogado do presidente Lula. Agressor deve pagar R$ 10 mil por injúria. Ministro Cristiano Zanin durante Sessão plenária
Gustavo Moreno/SCO-STF
O homem que atacou o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Aeroporto de Brasília foi condenado pela Justiça do Distrito Federal a pagar uma indenização de R$ 10 mil por injúria. O caso foi em janeiro de 2023, quando Zanin ainda atuava como advogado do presidente Lula (PT).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
À época, Luiz Carlos Basseto Júnior gravou um vídeo e publicou nas redes sociais fazendo ofensas a Zanin, o chamando de “bandido” e “corrupto”. Em seguida, o homem passou a ameaçar a vítima: “Vontade de meter uma mão na orelha em um cara desses. […] Tinha que tomar um pau de todo mundo [sic]”, disse.
Na decisão do Tribunal de Justiça do DF (TJDF), a juíza Mariana Rocha Cipriano afirma que o homem confessou ter sido o autor dos ataques. Luiz Carlos Basseto também foi condenado a quatro meses e 15 dias de detenção, mas pôde recorrer em liberdade.
O g1 não localizou a defesa de Luiz Carlos Basseto Júnior até a última atualização desta notícia.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.