Transporte de cargas pela Hidrovia Tietê-Paraná cresce no primeiro semestre de 2024


Quase 100 mil toneladas de grãos foram transportadas nos seis primeiros meses deste ano; aumento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2023. Transporte de cargas pela Hidrovia Tietê-Paraná cresce no primeiro semestre de 2024
A Hidrovia Tietê-Paraná, um dos principais meios de transporte de cargas do centro-oeste paulista e também do estado, registrou aumento na quantidade movimentada de produtos no primeiro semestre deste ano.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
São 2.400 km de vias navegáveis, sendo 800 km no estado de São Paulo. Em toda a extensão da hidrovia, existem 14 terminais intermodais para carga e descarga de produtos.
Um deles fica em Pederneiras, no centro-oeste paulista. A carga descarregada no porto intermodal costuma seguir de trem até o porto de Santos.
Nos seis primeiros meses do ano, o aumento foi de 5,8% no total de carga movimentada pelo trecho paulista em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
No primeiro semestre de 2024, foram transportadas 973.975 toneladas de carga. Desse total, os produtos transportados foram soja, com 786.927 toneladas, representando 81% do total, e cana-de-açúcar, com 186.327 toneladas, representando 19% da movimentação de carga em 2024.
Hidrovia Tietê-Paraná registra aumento de mais 120% no fluxo de cargas
Esses valores correspondem ao volume transportado no trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná. Segundo a pasta, o aumento está atrelado ao crescimento da safra de soja e, consequentemente, aumento no transporte do grão.
O transporte de cargas utiliza embarcações do tipo ‘chata’, movimentadas por um empurrador (rebocador específico) e capazes de transportar 1,5 mil toneladas cada uma. No modal rodoviário seriam necessárias 43 carretas, de 35 toneladas cada.
A Hidrovia Tietê-Paraná integra um grande sistema de transporte multimodal, que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. É pela hidrovia que é feito o escoamento da produção na região centro-oeste do país ao porto de Santos, onde a carga é destinada à exportação.
Transporte de carga registra aumento nos seis primeiro meses de 2024 em comparação a 2023
TV TEM/Arquivo
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.