Restaurante é condenado por identificar clientes como ‘mudinhas’ em comandas no interior de SP


Caso ocorreu em estabelecimento de Jundiaí (SP). Decisão em segunda instância foi divulgada na semana passada. Valor da indenização é de R$ 10 mil. Clientes foram identificadas como ‘mudinhas’ em comada de restaurante no interior de SP
Reprodução
Um restaurante de Jundiaí, no interior de São Paulo, terá de pagar indenização de R$20 mil após identificar, em comandas de pedidos, duas clientes com deficiência auditiva como “mudinhas”. A decisão, em segunda instância, foi publicada na última sexta-feira (19).
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, A desembargadora Carmen Lucia da Silva, da 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), rejeitou o argumento da empresa, que tentou minimizar a situação ao declarar que sua funcionária não teve má intenção ou que o termo da comanda é utilizado pela sociedade de forma costumeira.
“Cabe à empresa recorrente treinar adequadamente os seus funcionários para que esses transtornos não aconteçam. Não é preciso esforço algum para reconhecer a situação de profunda angústia, frustração e sensação de descaso e engodo suportadas pelas autoras”, defendeu a magistrada.
Desta forma, a Justiça manteve a decisão da 2ª Vara Cível de Jundiaí, proferida pela juíza Daniella Aparecida Soriano Uccelli, que determinou a indenização por discriminação. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 10 mil para cada vítima.
Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença de Jundiaí (SP)
Antonio Carreta/TJSP
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