Conheça as igrejas do circuito das águas


Roteiro inclui templos com mais de 250 anos
Crédito: Divulgação
A região do Circuito das Águas, muito rica em belezas naturais, monumentos históricos, hospedagens diferenciadas, trilhas para aventuras, a melhor água mineral do planeta, entre outras atrações, tem ainda inúmeras igrejas que valem a pena serem visitadas.
Quem viaja ao Circuito das Águas em Minas Gerais, tem a oportunidade de conhecer igrejas e templos que demonstram a religiosidade e da tradição destes municípios.
Nosso passeio começa por Baependi, onde encontramos o Santuário Nossa Senhora da Conceição. Construído inicialmente pela própria Beata Nhá Chica, como uma pequena capela dedicada à Santinha de sua devoção, passou por algumas reformas ao longo dos anos e hoje é o Santuário, que recebe fiéis e devotos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo.
É o principal ponto turístico da cidade. No interior da igreja o visitante encontra o túmulo de Francisca de Paula de Jesus, beatificada em 2013. Ao lado é possível visitar ainda o Memorial Nhá Chica e a Casa onde a Beata viveu. Fica aberto todos os dias das 8 às 17 h.

Crédito: Divulgação
Outro templo que vale a pena visitar é a Igreja Matriz de São Sebastião em Cambuquira, uma construção de 1920, que foi inaugurada oficialmente em 1925. A experiência em conhecer uma igreja assim é ver sua grande extensão, o adro iluminado por lamparinas além das ilhas ajardinadas. Na fachada, duas torres com sineira, ambas com basculantes, óculo e janela.
Também chamam a atenção, a porta de entrada almofadada e trabalhada, um grande vitral e as quatro portas laterais, com desenhos coloridos. O Altar-mor completa o ambiente com a imagem de São Sebastião. Você pode fazer a visita entre 7 e 18 horas, todos os dias.

Crédito: Divulgação
Seguindo nosso roteiro, chegamos em Campanha para conhecer a Catedral de Santo Antônio, o maior templo católico de Minas Gerais e o terceiro do Brasil, construído em taipa de pilão.
O prédio começou a ser erguido em 1787, por escravos. Para chegar ao tamanho atual foram 35 anos de construção. Somente em 1822, a igreja foi consagrada a Santo Antônio e no início do século XX, elevada à condição de catedral. É possível para admirar sua grandiosidade, riqueza de detalhes e imponência diante da cidade centenária e toda sua história. É um bem tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 2008.

Crédito: Divulgação
De lá, o passeio segue para Carmo de Minas onde temos a Igreja Nossa Senhora do Carmo, bem no centro da cidade, de fácil acesso. O turista vai encontrar um prédio que combina traços do barroco com algumas intervenções clássicas.
Com uma arquitetura deslumbrante, no seu interior estão estátuas dos Apóstolos em tamanho real. Fica aberta todos os dias das 7h às 20h.

Crédito: Divulgação
Pertinho dali temos Caxambu como destino e a visita é na Igreja Santa Isabel de Hungria, que foi construída a pedido da Princesa Isabel, para cumprir uma promessa feita a essa santa em gratidão por ter alcançado a cura da infertilidade.
O templo foi inaugurado em 1897 e possui um estilo arquitetônico neogótico, altar simples, de madeira trabalhada. O acesso pode ser feito por escadaria, mas também de carro a partir do centro da cidade e fica aberta diariamente das 8h às 17h.

Crédito: Divulgação
Nesse roteiro de igrejas e tradição, o turista, ao chegar em Conceição do Rio Verde, encontra na Basílica Nossa Senhora da Conceição, um dos principais cartões postais da cidade e região. Fundado em 1732, o município teve uma primeira capela construída em 1748. Já em 1964, a Igreja Matriz foi elevada à dignidade de Basílica Menor de N. Sra. da Conceição, pelo Papa São Paulo VI.
O templo tem uma exuberante beleza arquitetônica e bastante acessibilidade, sinalizações e informações aos visitantes. Você pode conhecer o local, que fica aberto diariamente das 7h às 21h.

Crédito: Divulgação
Fechando esta nossa primeira parte do roteiro nas igrejas e templos da região do Circuito das Águas, chegamos em Cruzília, onde encontra-se a Igreja Matriz de São Sebastião, um dos mais imponentes templos católicos da região.
De localização privilegiada na parte alta do centro da cidade, guarda no interior imagens e artes sacras históricas. A praça onde está a igreja, sempre bem cuidada completa o cenário. Permanece e aberta das 7h às 18 h.

Crédito: Divulgação
Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais sobre o Circuito das Águas de Minas Gerais.
Conheça as igrejas do circuito das águas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.