Jovem é resgatada de cativeiro dez anos após ser sequestrada pelo Estado Islâmico

Uma jovem de 21 anos foi resgatada em Gaza nesta semana após passar 11 anos sequestrada. Nascida no Iraque, ela ainda era criança quando foi levada por terroristas do Estado Islâmico, em 2014.

Jovem voltou à família após sequestro que durou dez anos – Foto: Reprodução/Ministério das Relações Exteriores do Iraque

O jornal israelense Yedioth Ahronoth informou que Fawzia Amin Sido foi sequestrada na casa em que morava e levada para a Síria, onde acabou vendida a um apoiador do Hamas-ISIS, que a transportou para Gaza.

Este sequestrador teria retornado à Síria, onde foi morto em um ataque, mas Fawsia permaneceu em cativeiro pela família dele até ser resgatada pelas Forças de Defesa de Israel nesta semana.

O Ministério das Relações Exteriores do Iraque emitiu um comunicado sobre o resgate, afirmando que a operação foi realizada “por meio de um esforço conjunto com serviços de inteligência internacionais”, sem citar Israel.

O ministério também ressaltou que o resgate foi coordenado “em colaboração com as embaixadas dos EUA em Bagdá e Amã, além das autoridades jordanianas, após mais de quatro meses de esforços e monitoramento.”

David Saranga, chefe da divisão de diplomacia digital do Ministério das Relações Exteriores de Israel, anunciou o resgate nesta quinta-feira (3) e comentou que a “história é um lembrete da crueldade enfrentada pelas crianças yazidis que foram sequestradas. Cerca de 101 israelenses ainda estão sendo mantidos como reféns em Gaza”.

Fawsia já se reencontrou com a família em seu país de origem.

*Com informações do Portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.