Clássicos da culinária caipira servidos sobre o fogão à lenha no Roteiro do Vinho


Vaca atolada é destaque do Restaurante Pica Fumo para os domingos da temporada de inverno. Vaca Atolada chega ao cardápio de inverno do Restaurante Pica Fumo
Roteiro do Vinho/Divulgação
O cardápio sazonal do Restaurante Pica Fumo – localizado no Roteiro do Vinho – é reflexo da sintonia entre a cozinha, o clima e a terra. A cada estação, diferentes clássicos da cozinha caipira ganham destaque, mantendo viva uma culinária familiar que valoriza os ingredientes e que está profundamente enraizada na cultura e costumes da vida no campo.
Nos domingos de inverno a casa serve a Vaca Atolada, um prato de sabor intenso e consistência espessa à base de mandioca e costela bovina. Preparado pelo chef Douglas, o refogado da carne com tomates, alho-poró e cebolas cozinha por um bom tempo até que sejam acrescentados os pedaços de mandioca. A panela segue no fogo até o ponto desejado:
“Quando o caldo está grosso e os ingredientes estão macios e suculentos é sinal que está pronto. Aí é só finalizar com o cheiro verde”, complementa o chefe.
O restaurante serve feijoada completa às quartas e sábados
Roteiro do Vinho/Divulgação
Variedade e tradição
Além da Vaca Atolada, no domingo estão sendo servidos o feijão tropeiro, arroz carreteiro, canjiquinha, torresmo e macarrão. Às quartas e sábados é a vez da feijoada completa ser a estrela do almoço com os acompanhamentos clássicos: vinagrete, farinha, couve refogada, arroz branco e também linguiça frita, torresmo e bisteca acebolada.
Na quinta-feira são servidas a dobradinha e a costela assada; e na sexta, a rabada e a costela. O frango à passarinho está disponível todos os dias e a abóbora e a batata-doce aparecem frequentemente entre os acompanhamentos. Quem chega para o almoço pode se servir diretamente no fogão à lenha ou pode escolher ainda as opções do menu à la carte.
O sertanejo antigo complementa o cenário do salão que está repleto de artefatos e releituras de obras que remetem à vida da roça. A experiência fica completa com o cafezinho que pode ser apreciado com os doces de abóbora ou de melancia, a rapadura, o queijo, a goiabada e o doce de leite.
Márcia, esposa de Douglas, cuida da parte administrativa e recepciona os clientes e amigos. Ela conta que no último dia 3 de julho o restaurante completou 17 anos.
“A gente fica muito feliz com a história que estamos construindo aqui. A cultura caipira é muito rica e é uma honra preservar o legado da culinária típica do interior de São Paulo”, diz.
Douglas é o chef da cozinha e todos os dias prepara clássicos da culinária caipira
Roteiro do Vinho/Divulgação
Roteiro do Vinho
Estância turística desde 1990, a cidade de São Roque tem uma história centenária de vinicultura e uma riquíssima gastronomia. Passear pelo Roteiro do Vinho é uma oportunidade de vivenciar as tradições da cidade de perto, por meio das adegas, vinícolas, restaurantes, hoteis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.
Formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, o Roteiro do Vinho está a apenas 60 km de São Paulo, e é acessível por duas rodovias: a Raposo Tavares e a Castelo Branco.
Doce de abóbora, rapadura, doce de leite, doce de melancia, queijo e goiabada são algumas das opções que a casa oferece para a sobremesa
Roteiro do Vinho/Divulgação
Serviço
O Restaurante Pica Fumo está localizado na altura do Km 1,5 da Estrada do Vinho, e abre para o almoço de quarta à sexta, das 11h às 15h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. A entrada e o estacionamento são gratuitos e é possível fazer reservas para confraternizações, eventos e excursões. A área externa é toda pet-friendly. Mais informações em roteirodovinho.com.br.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.