Governo vai enviar avião para repatriar brasileiros no Líbano

O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Força Aérea Brasileira vai realizar um voo para a repatriação de brasileiros no Líbano. O país vem sofrendo ataques de Israel e, pelo menos, dois adolescentes nascidos no Brasil morreram.

Mais de mil pessoas foram mortas em ataques israelenses ao Líbano – Foto: IRNA/Fotos Públicas

A operação será coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, mas ainda não há data definida. A princípio, o avião deve decolar do aeroporto de Beirute, capital do Líbano, que está aberto, mas ainda há necessidade de analisar as condições de segurança para o voo.

O comunicado diz que “a Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”.

Questionado sobre o número de brasileiros que demonstraram interesse em voltar ao país, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira disse que “neste primeiro voo, serão cerca de 230, 240 no máximo, que é a capacidade máxima do avião. Mas haverá outros [voos] na medida da necessidade”. Estima-se que 20 mil brasileiros estejam no Líbano.

Adolescente catarinense morreu nos ataques ao Líbano

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, mais de mil pessoas foram mortas nos ataques promovidos por Israel. Entre elas, está Mirna Raid Nasser, natural de Balneário Camboriú, que morreu em um bombardeio junto ao pai na casa em que viviam na segunda-feira (23).

*Com informações do Portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.