A erva que se tornou aliada da memória e pode ser adicionada a qualquer chá

Imagine uma erva que não só refresca o paladar, mas também turbina a memória e cuida do seu corpo como um todo. Utilizada desde a Antiguidade, a hortelã é famosa pelo aroma irresistível, mas é muito mais do que um simples complemento para chás. Seus componentes ajudam a estimular o cérebro, melhorando a concentração e a capacidade de memorização.

Além disso, seus benefícios vão além: ela auxilia na digestão, fortalece o sistema imunológico e alivia dores de cabeça, transformando-se em uma verdadeira aliada para quem busca saúde e bem-estar em um simples gole.

Chá de hortelã (erva aliada da memória)

Erva aliada da memória é utilizada há séculos na medicina tradicional- Foto: Reprodução/Freepik

Erva aliada da memória é benéfica para a saúde geral

Segundo a clínica Mayo, uma organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares, o mentol, presente na hortelã, estimula o cérebro, melhora a concentração e a memória , podendo ser ingerido de diversas formas, desde inalados a infusões, como chás, mates ou base para outras bebidas.

Hortelã ainda planta na natureza

A hortelã, uma erva considerada poderosa, também ajuda no processo de digestão  – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

A erva aliada da memória também é eficaz no alívio de problemas digestivos, como indigestão e gases. A hortelã também possui propriedades antibacterianas e antivirais, o que é benéfico no tratamento de resfriados e gripes.

Segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a hortelã ajuda a controlar o colesterol, aliviar sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite. Além disso, a erva aliada da memória reduz cólicas menstruais, fortalece o sistema imunológico e alivia dores de cabeça e enxaquecas.

Chá de hortelã em uma mesa de madeira

É preciso consumir a erva aliada da memória com moderação – Foto: Jcomp/Freepik/Reprodução/ND

Entretanto é preciso consumir a erva com moderação, pois seu consumo excessivo pode causar azia ou piorar sintomas do refluxo gastroesofágico.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.